Várias pessoas políticas já passaram pelo mundo em que vivemos, sejam elas boas ou ruins. Uma pessoa política é alguém “dotado de poder político amparado e instituído pela Constituição Federal. Pode ser a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município”. Pois bem, existem pessoas políticas que fizeram toda a diferença nesse mundo, outras já vieram apenas para fazer ‘peso na Terra’.

Na tentativa de reeleição a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump amargou uma derrota. Ele deve voltar a cuidar dos seus negócios agora em 2021. E pode até mesmo voltar aos dias de apresentador do seu programa “The Apprentice”.

O ex-presidente dos EUA não foi a única celebridade a se arriscar na política. Algumas delas, tanto brasileira como internacionais, conseguiram ser eleitas ou nomeadas para cargos variados. Mostramos aqui alguns casos.

1 – Romário

Ele foi uma das maiores estrelas do futebol nacional. O ícone do Tetra se arriscou na política e conseguiu emplacar uma carreira. Em 2014, o “Baixinho”, como  era chamado em campo, se tornou deputado federal. E foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com impressionantes 4,6 milhões de votos.

2 – Thammy Miranda

O filho de Gretchen foi candidato a vereador por São Paulo em 2016, mas nesse ano ele não conseguiu se eleger. Contudo, em 2019, Thammy ganhou o cargo de assessor especial na Câmara Municipal. Recentemente, em 2020, o ator finalmente conseguiu ser eleito como vereador por São Paulo. E esse ano ele assumiu sua função.

3 – Gretchen

A rainha do rebolado e dos memes também já se arriscou na politica. Em 2007, Gretchen concorreu para ser prefeita da cidade Ilha de Itamaracá. Ela não conseguiu ganhar essa eleição e ficou em  terceiro lugar na disputa.

4 – Regina Duarte

A atriz tem uma carreia consagrada. Mas ela decidiu ter uma passagem relâmpago na política. Regina Duarte assumiu a secretaria especial da Cultura no dia quatro de março de 2020. Na época, sua missão era “pacificar” as divergências entre a classe artística e a indústria da cultura do governo atual.

Contudo, já no dia 20 de maio, Jair Bolsonaro anunciou a saída da atriz e negou em um vídeo que ela estava sendo “fritada”.

5 – Ronald Regan

Donald Trump não foi a única celebridade que acabou se tornando presidente dos Estados Unidos. Ronald Regan era um ator famoso antes de se tornar presidente dos EUA, em 1981.

6 – Gilberto Gil

O músico consagrado e ícone da MPB foi ministro da Cultura durante o governo do presidente Lula entre 2003 e 2008.

7 – Arnold Schwarzenegger

Schwarzenegger era um conhecido fisioculturista que ganhou visibilidade depois de ter ganhado vários títulos mundiais. O carisma e músculos de Schwarzenegger logo chamaram a atenção de Hollywood. Pouco tempo depois, ele se tornou um astro de filmes de ação.

Contudo, estrelar uma gama de filmes não foi o bastante para ele. Em 2003, Schwarzenegger se elegeu governador da Califórnia.

8 – Tiririca

Sempre falamos que os políticos são verdadeiros palhaços. E nesse caso, um ex-palhaço se elegeu a um cargo público. O ex-humorista cearense foi reeleito como deputado federal por São Paulo, em 2018. Tirirca já está em seu terceiro mandato. Em 2010, Tiririca foi o deputado mais votado do país. Ele teve 1,3 milhão de votos.

9 – Clint Eastwood

O lendário ator e diretor e vencedor do Oscar também já se arriscou na política. Em 1986, Eastwood foi eleito prefeito da cidade de Carmel, na Califórnia.

10 – Jean Wyllys

O jornalista ficou conhecido quando participou e ganhou o “Big Brother Brasil 5”. Depois disso, Jean foi eleito como deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 2010. E em 2014, conseguiu uma reeleição. Em 2018, Jean iria assumir o seu terceiro mandato mas acabou desistindo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here