Viajar é algo que praticamente todos, ou ao menos a maioria das pessoas, gostam. Essa é uma das melhores atividades do mundo. Ela sempre deixa aquela sensação de que o mundo pode estar na palma das nossas mãos. Da mesma forma, essa experiência pode fazer com que você vire outra pessoa.

Geralmente, quando alguém planeja uma viagem de férias ou com amigos, os primeiros destinos que veem em mente, são os que estão fora do país e até mesmo os fora da América do Sul. Mas esquecemos que nosso país também tem vários lugares lindos para visitar. Conhecer o seu próprio país é maravilhoso, e um país como o nosso com proporções continentais têm vários lugares maravilhosos para se ir.

Um Parque Nacional é o nome dado a uma grande área natural protegida e que pertence ao Estado. Essas reservas tem o objetivo de preservação natural do ecossistema. Mas ela também é usada para o desenvolvimento de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.

Em nosso país existem mais de 70 reservas espalhadas. Esses lugares são perfeitos para os viajantes que querem aproveitar os rios, grutas, cânions, trilhas, cachoeiras, praias, além de aprender sobre o meio ambiente. Mostramos aqui alguns desses parques nacionais para conhecer.

1 – Parque Nacional Chapada Diamantina

Esse parque na Bahia é bem famoso e quase todos conhecem, nem que seja de nome. Os turistas, que irem até a Chapada Diamantina, terão travessias, grutas, cachoeiras e trilhas maravilhosas para fazer.

2 – Parque Nacional Anavilhanas

Esse parque se estende pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. Ele tem praias de água doce, trilhas terrestres ou aquáticas e o turista que visitar o lugar estará conhecendo o segundo maior arquipélago fluvial do mundo.

3 – Parque Nacional Aparados da Serra

Esse parque é bem conhecido por seu caminho de cânions e pelo Cânion de Itaimbezinho. Ele fica entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

4 – Parque Nacional da Serra da Capivara

Ele é a maior área de concentração de sítios arqueológicos do continente americano. Quem teve vontade de visitá-lo o parque fica entre os municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

5 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são uma paisagem linda conhecida quase que no mundo todo. Eles ficam na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. E os melhores meses para se visitar são maio e agosto. Nesse período, os lagos cristalinos estão cheios e podem ser mais bem aproveitados.

6 – Parque Nacional do Itatiaia

O parque na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, é o mais antigo dos parques nacionais. As atrações oferecidas para os turistas são lagos, piscinas e cachoeiras. Além de também poderem observar a flora e fauna local.

7 – Parque Nacional de Jericoacoara

Dentre os vários atrativos do parque estão suas dunas e lagoas com água cristalina. Esse parque fica entre os municípios de  Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral do Ceará.

8 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Esse parque do cerrado brasileiro é bastante conhecido pelos seus desfiladeiros e pela formação de cristais de quartzo. A Chapada dos Veadeiros tem uma fauna e flora típica do cerrado. E se destaca pelas espécies de orquídeas.

9 – Parque Nacional do Iguaçu

O lugar é famoso no mundo inteiro por ser um dos maiores conjuntos de cataratas da Terra, as chamadas Cataratas do Iguaçu. Além disso, o parque também se destaca por conta da sua infraestrutura para o turistas.

10 – Parque Nacional da Serra do Cipó

Esse parque foi criado em 1978. E as altitudes do parque variam entre 900 e 1600 metros. Isso dá vida a belas cachoeiras que valem a pena a visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here