O 1º Seminário de Direitos Humanos no Vale do São Francisco acontecerá no Departamento de Ciências Sociais do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, nos próximos dias 5 e 6 de outubro. O objetivo do evento é discutir e identificar ações sociais e jurídicas relacionadas aos Direitos Humanos na região e proporcionar práticas de pesquisa e extensão universitária.

O seminário é uma ação extensionista, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do edital 036/2017. Iniciará com o debate cujo tema é “Educação em Direitos Humanos: Perspectivas Interdisciplinares”, com as professoras Maryângela Ribeiro de Aquino (DTCS III-Uneb); Ivana Silva Freitas (IFBA); e Andreia Marreiro Barbosa (UESPI).

Na conferência de abertura, a palestrante Marília Lomanto Veloso (UEFS/MP-BA/Juspopuli) discutirá a temática “Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Assessoria Jurídica Popular”, com a finalidade de demonstrar a importância dos estudantes de Direito conhecerem os instrumentos para garantir o acesso à proteção jurídica a todos os cidadãos.

Outro tema será “Direitos Humanos no Campo: a situação do Vale do São Francisco em Debate”, com a participação dos professores Felipe Estrela de Carvalho (Uneb), Alberto Dias de Moraes (Facape/Incra) e Mineia Clara, presidente da União da Associação do Vale do Salitre.

Na conferência de encerramento será discutida a violência de gênero na perspectiva dos direitos humanos e a compreensão dos instrumentos jurídicos, com a participação da professora Marília Montenegro Pessoa de Melo (UFPE/Unicap).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro, através do  site do evento, por meio de preenchimento de uma ficha. São ofertadas 180 vagas, conforme disponibilidade do espaço. Todos os participantes terão direito a certificado. A conferência é gratuita e aberta para estudantes universitários, pesquisadores e interessados na área. Informações pelo telefone (74) 3611-6219 (Ramal 224).



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here