Os castelos começaram a ser construídos, por volta do ano de 800. Os primeiros castelos eram estruturas de madeira, protegidas por paliçadas. Posteriormente, a madeira foi sendo substituída por pedras, somente mais tarde. A mudança ocorreu no fim do Império Romano. Com as crescentes invasões nórdicas, vieram os muros de pedras e rochas, erguidas sobre ruínas de construções. Do mesmo modo, vieram as fortificações romanas. Em síntese, as fortificações localizavam-se sempre na parte mais alta do terreno. Geralmente, sempre no topo das maiores colinas.

Mesmo que eles não sejam um traço típico da arquitetura do nosso país, é possível encontrar vários pelo Brasil. Alguns surgiram influenciados pela colonização europeia. Onde os imigrantes traziam suas tradições da arquitetura. Por outro lado, em alguns casos, são apenas desejos de seus proprietários. Mostramos aqui alguns castelos brasileiros que existem.

1 – Castelo Furlani

Em 1901, o engenheiro Fausto Furlani chegou à Pederneiras, em São Paulo. Em 1903, ele comprou um terreno na região norte da cidade e construiu sua residência para caber a família inteira.

Em 1911, o pai Leonardo convenceu seus filhos, Amadeu, Giovani Batista Mario, Valério e Fausto a construir o castelo. Eles começaram em 1913, e concluíram um ano depois. O castelo tem uma linha renascentista. Por outro lado, ele combina elementos típicos asiáticos. Do mesmo modo, tem uma altura que equivale a um prédio de quatro andares.

2 – Castelo de Araras

O castelo, na cidade de Araras, em São Paulo, é do piloto Luiz Michelin Neto. Ele ocupa uma área de cinco mil metros quadrados. O castelo começou a ser construído nos anos 1990, e tem fama de ser mal assombrado porque, segundo a lenda, um operário morreu decapitado , durante a construção.

Basicamente, o castelo conta com várias coisas que se espera de um castelo, como ponte levadiça, balcões, sacadas, fosso, torres e muralhas de proteção.

3 – Vila Medieval

Esse castelo, em São José dos Campos, foi inspirado em obras europeias. Algumas coisas que o inspiraram foi o castelo de Langeais, no Vale do Loire, na França; na Torre de Mounmouth, no País de Gales; e no castelo do príncipe alemão, Von Earbach.

Atualmente, ele é ocupado pelo Centro de Artes Suzana Lais de Mendonça. Surpreendentemente, nele, são feitas várias exposições, convenções e festivais de música erudita.

4 – Castelo de Itaipava

Localizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele é um castelo renascentista, que foi construído na década de XX. Hoje em dia, ele é um hotel luxuoso e um espaço para eventos. Além de uma biblioteca e um acervo de peças da época.

5 – Castelo da Ilha Fiscal

Esse castelo, no estilo neogótico, fica na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ele foi inspirado pelas grandes construções francesas, do século XIV. O projeto do castelo foi feito para o Ministério da Fazenda, pelo engenheiro, Adolpho José Del Vecchio. Ele ficou pronto em 1889, depois de oito anos de trabalho escravo.

6 – Castelo Mourisco

Hoje, esse castelo em Manguinhos, no Rio de Janeiro, é a sede de duas das instituições mais importantes do país, a Fiocruz e o Museu da Vida. Basicamente, esse castelo tem uma arquitetura deslumbrante e cheia de detalhes. Ele tem influências do período elizabetano e do estilo oriental. Ele foi construído em 1905, baseado nos desenhos de Oswaldo Cruz.

7 – Castelo Monalisa

O castelo tem 192 hectares e fica no meio da estrada, que vai até o distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno, em Minas Gerais. Foi preciso de mais de uma década, para sua construção. E ele tem várias coisas gigantes no espaço, como sua garagem para 40 carros, 36 suítes triplex, salão principal com 800 metros quadrados e um pé direito de doze metros.

8 – Castelo do Café

Esse castelo em Manhuaçu, Minas Gerais, é uma construção dedicada somente ao café. Ele tem área de 1400 metros quadrados e os funcionários ficam caracterizados. Nesse ínterim, eles destacam a importância do café para o município.

O castelo demorou dois anos para ser construído. E nele, as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre a produção do café.

9 – Castelo do Batel

Esse castelo faz muito sucesso em Curitiba. Ele foi inspirado no Vale do Loire, na França. Essa obra começou a ser feita, em 1923, por causa do pedido de Holanda Luís Guimarães, um grande cafeicultor.

Atualmente, ele é uma atração turística e também um centro de eventos.

10 – Castelo de Brennand

Em síntese, esse outro castelo brasileiro incrível fica no bairro da Várzea, em Recife. Surpreendentemente, ele foi finalizado não há muito tempo. Ele é um pouco surrealista e medieval. Do mesmo modo, foi feito pelo ceramista, Ricardo Brennand, e hoje, é ocupado pelo Museu de Armas São João. Além disso, dentro dele, também tem obras do artista, que são espalhadas pelos jardins.

11 – Castelo de Pesqueira

Esse castelo, na cidade de Pesqueira, em Pernambuco, é do empresário Edvonaldo Bezerra Torres. Surpreendentemente, ele transformou a sua casa em uma construção árabe, com várias influências. O castelo tem desenhos geométricos coloridos, símbolos, mirantes. Igualmente, apresenta personagens da mitologia grega e dragões chineses.

12 – Castelo João Capão

O castelo fica no município de Garanhuns, em Pernambuco. Esse município se autodenomina a “Suíça Brasileira”. Há 17 anos, João Capão, um eletricista, realizou seu sonho de construir um castelo.

Em suma, o castelo tem um jardim com fonte, um salão e duas torres. E o homem ainda quer terminar os quartos, em seu castelo.

13 – Hostel Lua Cheia

Ele fica na praia de Ponta Negra, em Natal. Esse hostel é considerado um dos mais interessantes de todo país. Ele tem, em sua construção, vários brasões nas paredes, armaduras de cavaleiros.

E para a sua construção, foram usados 190 mil tijolos.

14 – Castelo Zé dos Montes

Esse castelo foi construído em 1953, no topo da Serra do Tapuia, no Rio Grande do Norte. Quem o construiu foi Francisco Quitiliano. Posteriormente, em 1983, esse castelo foi comprado por Zé dos Montes e ele o mantém até hoje. Além disso, em uma das três pedras no centro do castelo, há um altar homenageando Nossa Senhora.

15 – Castelo Engady

O castelo, que está em Caicó, no Rio Grande do Norte, tem o estilo mouro medieval. Em suma, ele foi projetado para ser um lugar de recolhimento e meditação. Como o castelo foi abandonado, ele tem um clima sombrio.

16 – Castelo Di Bivar

O castelo é inacabado. Ele fica próximo do Rio Carnaúba, em Carnaúba dos Dantas. Ele foi construído em 1984, na propriedade de José Ronilson Dantas.

O castelo tem cinco torres. Do mesmo modo, são alguns muros e muretas que fazem parte da obra medieval. Os donos têm planos de fazer o lugar virar um centro de meditação.

17 – Castelo de Pedras Altas

Esse castelo fica no Rio Grande do Sul. Além disso, ele é um castelo medieval pertencente a Joaquim Francisco de Assis Brasil. Entretanto, a história do local é cheia de conflitos políticos.

Foi por causa dele que aconteceu a Revolução de 1923. Surpreendentemente, nos dias atuais, a propriedade está à venda. Ele está em uma área de 300 hectares e tem 44 cômodos. Ele não é aberto para a comunidade e até as visitas foram suspensas.

18 – Castelo Simões Lopes

Esse castelo foi construído em 1922, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ele é do político Augusto Simões Lopes. Por sua vez, não teve um futuro muito promissor.

Ele foi a sede de muitas instituições culturais, como por exemplo a Academia Sul-Brasileira de Letras. Em 2014, a prefeitura realizou pequenos reparos no local.

19 – Chateau Lacave

Esse castelo, em Caxias do Sul, é o único da América Latina que tem uma vinícola. Ele tem a sua inspiração arquitetônica nos castelos espanhóis, do século XI. Ela foi idealizada pelo espanhol, Juan Carrau, em 1968. E além da vinícola, ele também tem um restaurante de temática medieval.

20 – Castelo de Torres

O castelo, que fica no quilômetro 84, da Estrada do Mar, em Torres, no Rio Grande do Sul, não possui muitas informações a seu respeito. Diz-se apenas que ele é um castelo maçônico.

21 – Adega Don Cido

Também em Torres, no Rio Grande do Sul, esse é um autêntico castelo medieval. Ali, são comercializados vários vinhos nacionais e importados. Do mesmo modo, o lugar também tem um restaurante.

22 – Castelo de Joinville

Esse castelo foi construído há mais de 20 anos, pelo massoterapeuta Leonardo Caradelli. Nesse ínterim, ele estava determinado a construir um castelo, que era seu sonho de infância. O castelo, que fica na cidade de Joinville, tem 700 metros quadrados. E aos fins de semana,o dono abre sua casa para visitação.

23 – Castelo das Nações

Esse castelo é bastante encantador Ele é a majestosa entrada para o Beto Carrero World, que é o maior parque temático da América Latina.

O local tem 10.444 metros quadrados. Em seu interior, estão bilheterias, várias lojas e cafés, sanitários, guarda-volumes e vários outros serviços.

Deixe uma resposta