Os alimentos que consumimos percorrem um longo caminho até chegar em nossas mãos ou em nossas mesas. E no meio de todo esse trajeto é inevitável que ele se suje e até se contamine. Por esse motivo é extremamente crucial higienizar tudo o que consumimos.

Ok, eu sei que você até tenta limpar, passar uma água. Mas às vezes, na maioria delas inclusive, isso não é o suficiente. Existe uma forma correta de higienizar os alimentos e é provável que você não conheça essa forma.

Então confira aqui alguns alimentos que você sempre lavou errado e aprenda a lavá-los corretamente!

1 – Legumes prontos

Os legumes prontos e às vezes congelados são de fato muito práticos e facilitam nosso dia a dia. No entanto, não é só pegar e já jogar na panela. Aqueles que são vendidos congelados, precisam ao menos ser bem limpos antes da ingestão e de preferência cozidos em altas temperaturas para eliminar qualquer bactéria.

2 – Arroz

Mesmo que a embalagem diga que não, todos os tipos devem ser lavados ao menos três vezes. E isso não é por causa da poeira ou qualquer agente contaminante, mas por causa do amido que cobre os grãos. É o amido que faz com que o arroz fique viscoso ou seja papa. Se você lavar antes, vai ter uma arroz mais limpo e soltinho também.

3 – Leite e produtos lácteos

Parece estranho ter que lavar caixinhas de leite e potes de iogurte, mas saiba que essa é uma atitude extremamente sensata e higiênica. Isso porque até chegar a prateleira do supermercado, a embalagem passa pelas mãos de muitas pessoas. E até mesmo por vários locais diferentes no momento do transporte, e além da sujeira e poeira, a embalagem também pode ser contaminada com alguma bactéria. Quando abrimos uma embalagem sem higieniza-lá, as bactérias no exterior podem contaminar o produto, o que pode causar alguma infecção, que nós sabemos que você não quer ter. Então é melhor adquirir o hábito de limpar as embalagens.

4 – Repolho, brócolis e couve-flor

O repolho, assim como o brócolis e a couve-flor têm estruturas que podem ajudar a camuflar insetos e poeira. Por isso é imprescindível que todas essas leguminosas sejam higienizadas. No caso do repolho, abra as folhas superiores e deixe a água fazer o trabalho. Já o brócolis e a couve-flor devem ser cortados para a melhor limpeza. Outra forma efetiva para higienizá-los é deixando de molho por algum tempo na água com vinagre.

5 – Bebidas enlatadas

Nós sabemos que às vezes a pressa é maior e você só quer pegar o refrigerante e beber. No entanto, assim como as caixinhas de leite, a latinhas de refrigerante ou qualquer outra bebida, percorrem um longo caminho até chegar as suas mãos. Como já vimos, isso faz com que elas fiquem empoeiradas ou se contaminem com alguma bactéria. Então, antes de colocar a latinha na boca, procure limpar ao menos o topo da embalagem, que é a parte que fará contato direto com sua boca. Caso não tenha como limpar a latinha, prefira derramar o conteúdo em um copo, será mais seguro.

6 – Saladas

Saladas são sempre uma opção saudável, isso é certo. No entanto, todos alimentos que usamos para montar uma deliciosa salada, geralmente escondem poeira e até mesmo terra. Isso sem contar com todos os agrotóxicos a agentes químicos com que esses alimentos têm contato. Por isso, a melhor forma de limpá-los é colocando em um recipiente com água e vinagre por um tempo. Isso é o necessário para se desfazer de toda a sujeira e elementos indesejáveis.

7 – Maçãs

As maças são frutas muito acessíveis e práticas. É por isso que muitos de nós comete o erro de pegar e já comer. No entanto, a fruta tem contato direto com pesticidas que podem prejudicar sua saúde. Para limpar o alimento de forma segura e eliminar, inclusive os resquícios de pesticida, basta deixá-lo de molho na água com bicarbonato de sódio por cerca de 12 minutos e pronto!

E ai, você é desses que lavava tudo errado? Então agora não tem mais desculpas. Aproveita e compartilha com aquela tia que tem mania de limpeza, ela vai gostar de saber dessas dicas!

Fonte

Deixe uma resposta