choro é um processo fisiológico dos seres vivos. Todos os seres humanos e muitos animais são capazes de chorar. Choramos por alegria, tristeza, irritação, dor e até mesmo quando bocejamos. Considerado um sinal de fraqueza, o choro acaba sendo evitado por muitas pessoas, embora muitos indivíduos choram por qualquer motivo.

Essa capacidade de derramar lágrimas é uma característica que pode ter muitos significados. Geralmente, ela é vista como um sinal de emoção negativa, ou como sinal de fraqueza. No entanto, as lágrimas podem ter vários significados. Além disso, o choro tem benefícios para a saúde. Mostramos aqui deles.

1 – Desintoxicar o corpo

As lágrimas podem desintoxicar o corpo de várias formas diferentes. Um exemplo disso é que as lágrimas podem limpar detritos, como por exemplo, fumaça, poeira ou areia que estejam nos olhos por algum motivo. Além de também se livrar dos cílios soltos.

2 – Lubrificação

As lágrimas contínuas lubrificam os olhos e os protegem de infecções. Elas também ajudam a manter a função dos ductos lacrimais, além de conservar os olhos úmidos o necessário para eles ficarem confortáveis sem transbordamento.

3 – Lágrimas emocionais

Os motivos das lágrimas podem ser os mais variados. E as lágrimas emocionais são bastante benéficas para o corpo. As lágrimas que veem por conta de uma reação emocional tem hormônios do estresse, como por exemplo cortisol e outras toxinas.

E essas toxinas que podem causar estragos no corpo. Por isso é bom que elas sejam eliminadas. Então, por conta disso, chorar diminui os níveis de estresse de forma geral.

4 – Acalmar

Segundo vários psicólogos, chorar pode ser uma das melhores formas de se acalmar. Esse efeito auto-calmante é considerado uma forma de regulação da emoção. Isso porque o choro ativa o sistema nervoso parassimpático. E é esse sistema que ajuda o corpo a descansar.

5 – Diminui a dor

Um outro benefício do choro é ajudar a aliviar a dor tanto física como emocional. Porque quando alguém chora por longos períodos de tempo, o corpo da pessoa libera oxitocina e opioides endógenos. Eles são conhecidos também como endorfinas, substâncias químicas do bem-estar.

Depois que elas são liberadas no corpo, ele pode entrar em um estágio que é descrito como um estágio de dormência. E a oxitocina dá uma sensação  de calma ou bem-estar.

6 – Melhor o humor

De acordo com pesquisas, o choro, especificamente a parte do soluço, pode ajudar a melhorar o humor. Por isso que chorar de vez em quando é visto como uma forma positiva de levantar o ânimo.

Isso acontece porque quando se soluça, várias vezes o ar fresco é inspirado. E o ar mais frio pode ajudar a regular e até diminuir a temperatura do cérebro. E com um cérebro mais frio, ele agrada mais o corpo e a mente do que um cérebro quente.

7 – Atrair apoio

Quando alguém chora é por uma série de sentimentos. E seja qual for o motivo, se abrir com alguém é uma forma de dizer as pessoas à sua vota que você precisa de apoio. Isso é conhecido como benefício interpessoal.

E chorar é conhecido como um comportamento de apego. Um exemplo disso é que basta ouvir um bebê chorando que já se sabe que ele precisa de cuidados. Da mesma forma acontece com adultos. Chorar é uma forma de conseguir cuidado de outras pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here