O corpo humano é um aglomerado de coisas incríveis que, quando trabalham juntas, têm um resultado ainda mais incrível. Por anos, os estudiosos estudam a fundo a nossa biologia. São descobertas diversas coisas e os estudos parecem nunca ter fim. As habilidades dos nossos órgãos internos continuam surpreendendo, até mesmo os especialistas. Os nossos olhos estão entre os principais nesse assunto. Os adultos, por exemplo, muitas vezes perdem um pouco das habilidades oculares. Enquanto isso, há crianças que conseguem mergulhar com a visão de um golfinho. Além disso, os seres humanos são capazes de ver coisas invisíveis ou serem totalmente enganados por seus próprios olhos. A visão humana é bastante complexa.

E foi pensando um pouco sobre isso, que resolvemos trazer essa lista. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas bizarras que a visão humana é capaz de fazer. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Coisas estranhas que a visão humana consegue fazer

1 – Ver 100 milhões de cores

O olho humano consegue rapidamente distinguir tons. Uma pessoa normal pode distinguir 1 milhão de cores. Em 2007, encontraram uma mulher capaz de ver 100 milhões de cores. Ela nasceu com uma célula cônica extra no olho, o que deu para ela uma super visão. São extremamente raras as pessoas com esse quarto cone adicional. Mais tarde, encontraram mais algumas mulheres com essa condição e, a partir dos estudos, foi possível estimar que há apenas 12% de pessoas assim no mundo.

2 – Cegueira induzida por movimento

O nosso olho é como uma câmera com um obturador lento. Objetos em movimento, às vezes, deixam rastros em nossa visão. Isso é chamado de cegueira induzida pelo movimento. Essa não é uma condição que indica uma falha na visão. Até porque conseguimos captar detalhes em movimentos por isso. Segundo os cientistas, esse tipo de cegueira ajuda a ver o que está se movendo com clareza.

3 – Pesadelos dos cegos

Sim, os cegos podem ver em seus sonhos, mas somente quando perderam a visão mais tarde na vida. As pessoas, que nasceram cegas, também têm pesadelos, embora experimentem como emoções, apenas sons e sensações. Não é algo visual. Estudos mostraram que as pessoas cegas, na maior parte do tempo, têm mais pesadelos do que as não cegas. A visão se porta de uma maneira diferente, em quem vive na condição de cegueira.

4 – Visão dos bebês

Enquanto os adultos não veem mais a realidade em sua totalidade, os bebês o fazem. Os adultos perdem com o tempo a capacidade de perceber todos os detalhes no campo visual. Isso, no entanto, resulta em uma sobrecarga sensorial. Um bebê precisa ver tudo, pois seu mundo é novo e seu cérebro ainda está descobrindo o que é importante ignorar. A visão de um bebê é, teoricamente, mais avançada do que a de um adulto.

5 – Crianças veem como golfinhos

Há lugares no mundo, onde as crianças mergulham para caçar seus alimentos. Com isso, os cientistas notaram que as crianças Moken, por exemplo, nadam sem fechar os olhos. Depois de muitos testes na visão das crianças, notou-se que podiam enxergar debaixo da água. As crianças Moken conseguem mudar a forma das lentes oculares e diminuir a pupila. Essa habilidade foi notada em golfinhos e focas.

6 – Criatividade muda a forma de ver o mundo

Pessoas criativas possuem uma visão diferente do mundo. Elas extraem mais informações e ideias de um objeto, melhor do que uma pessoa “comum”. Estudos comprovaram que, quando observamos qualquer coisa, pessoas criativas tendem a ver diferente das demais. Isso porque conseguem achar uma utilidade ou inspiração, que ninguém antes conseguiu.

7 – Luz infravermelha

Em 2014, ficou claro que as pessoas podem detectar luz infravermelha. Os cientistas foram alertados sobre isso, após várias pessoas terem visto flashes verdes enquanto trabalhavam com lasers infravermelhos. Com isso, foram realizados testes de visão em alguns voluntários e sim, os humanos são capazes de fazer essa detecção.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Deixe uma resposta