Muitas vezes as pessoas se queixam de terem dormido e no outro dia ainda estarem cansadas, como se as horas que foram gastas sobre suas camas não tivessem sido o suficiente. A privação total ou parcial do sono pode trazer diversas e sérias consequências para saúde de nosso corpo e também para nossa saúde mental.

Entretanto, às vezes, sua noite de sono pode estar recebendo influência de coisas que talvez você nunca tenha se atentado, como um quarto desorganizado ou passar muito tempo antes de ir dormir mexendo no celular. Hoje, trouxemos para vocês algumas coisas que geralmente passam despercebidas em nosso dia a dia, mas que fazem muita diferença para que você tenha uma boa noite de sono. Confira!

1 – Muita fome antes de dormir

Muitas pessoas costumam evitar comer a noite por várias razões, como as dietas, por exemplo. No entanto, apesar de comer muito não ajudar a garantir um bom sono, a fome também não contribui de igual forma. Então, é bom evitar dormir de estômago vazio.

Um pequeno lanche cerca de 1 hora antes de se deitar seria o ideal. Dessa forma, o corpo consegue mais energia para dormir, por mais que isso soe estranho. Além de que, aumentando os níveis de insulina no sangue contribui-se para a produção de serotonina, que melhora a qualidade do sono.

2 – Pular o café da manhã frequentemente

Você deve estar se perguntando nesse momento, o que tem a ver o café da manhã com uma noite de sono? O café da manhã muitas vezes funciona como um gatilho para o nosso ‘relógio’ biológico. Uma vez que recebemos um monte de energia dentro de uma hora depois que nos levantamos, o corpo começa a fazer sua contagem regressiva até o sono.

Além do que o café da manha ajuda a regular o metabolismo. Quando você faz longas pausas entre as refeições, ou pula frequentemente o café da manhã, nosso cérebro entende que o corpo está sob o risco de fome. Dessa forma, o cérebro envia um comando para que hormônios de estresse sejam produzidos, como cortisol e a adrenalina. O que pode acabar causando insônia.

3 – Não limpar/organizar o quarto

Apesar de você não se sentir incomodado com a desordem ao seu redor, o seu cérebro não vê as coisas dessa forma. O espaço desorganizado afeta diretamente nosso subconsciente. Segundo especialistas, nossa consciência preenche tudo que está ao nosso redor.

Assim, se a última coisa que você viu antes de dormir foi uma bagunça completa, assim será sua noite de sono. Tente evitar a presença e/ou acúmulo de itens e coisas desnecessárias no ambiente, para garantir uma boa circulação de ar. Além de limpezas regulares para evitar a desordem.

4 – Altas temperaturas

Mesmo que você seja uma pessoa que não se incomode com o calor, altas temperaturas só vão piorar a qualidade de seu sono. Manter as janelas abertas para uma boa ventilação do ambiente pode ajudar na hora de descansar. A temperatura ideal para uma boa noite de sono fica entre 21 e 22º C.

5 – Dormir de bruços

Dormir de bruços é considerado bastante nocivo para nossa saúde, afetando diretamente a qualidade do sono. Isso porque a coluna e os músculos não relaxam nesta posição. O tórax fica comprimido e a respiração pode ficar comprometida. Para as pessoas que sofrem de doenças do coração, pulmão e aterosclerose a posição pode ser ainda mais prejudicial.

6 – Seu pet dorme com você

Dormir com um animal de estimação pode não ser tão bom quanto parece. Ainda mais quando se tratam dos gatos, por exemplo, que possuem uma noção apurada de espaço pessoal. Imagine acordar com um gato sobre sua cabeça ou ter que dormir encolhido porque seu bichinho tomou todo espaço da cama. Não parece nada com uma noite de sono de qualidade, certo?

7 – Doces

Comer algo antes de ir dormir pode ajudar, menos se for algum doce. O açúcar é uma alimento estimulantes para o cérebro, e um aumento da atividade cerebral logo antes de dormir pode levar a complicações na hora de pegar no sono. Além de poder causar pesadelos. E se você tiver comido um chocolate, lembre-se da insônia, uma vez que o alimento pode conter cafeína.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Fonte

Deixe uma resposta