Cada religião tem seus deuses, e os egípcios não eram diferentes. Seus deuses eram responsáveis por todos os aspectos da vida do seu povo. Eles eram representados com cabeças de animais em corpos humanos.

A cultura do Egito com seus deuses se baseava em um panteão com várias dessas criaturas estranhas que eram adoradas por esse povo. Os egípcios tinham mais de 1500 divindades que explicavam a criação do mundo, as formas da natureza e outros aspectos da vida. Um desses deuses é Seth, o deus da violência e da desordem. Listamos aqui algumas curiosidades sobre esse que era uma das divindades adoradas pelo povo egípcio.

1 – Aparência

Esse deus egípcio é mostrado como um animal meio desconhecido. Assim como os outros deuses, seu corpo é de homem e sua cara é uma espécie de cachorro ou burro com um nariz longo que se parece com o de um tamanduá. Ele também é associado à Sobek, que é o deus crocodilo, que tinha um lado feroz em sua natureza.

2 – Origem

Segundo a história, quando Seth foi nascer, ele rasgou a barriga de sua mãe com garras para poder sair. Ele fazia de tudo para conseguir o lugar de Osíris e ficar com o controle dos outros deuses. Inicialmente, ele era auxiliar de Rá em sua eterna luta com a serpente Apófis, que representava o próprio caos, no barco solar. Tanto que, por causa dessa ajuda, Seth era visto como um deus bom no começo.

3 – Briga pelo lugar de Osíris

Seth era irmão de Osíris e a encarnação do espírito do mal. Depois que Osíris morreu, Seth entrou em uma briga com seu sobrinho, Hórus, pelo lugar de seu irmão porque segundo Seth, ele era o único deus forte o suficiente para ocupar o lugar do irmão.

4 – Representação

A briga entre Seth e Hórus pode ser vista como uma representação da briga entre cultos no antigo Egito, onde o culto que vencer poderia transformar o outro deus do culto inimigo em um deus mal. Seth, na verdade, é a representação do supremo sacrifício em nome da Justiça.

5 – Assassinato

Segundo a história, a mulher de Seth, Néftis, teria sido seduzida por Osíris, o que deixou Seth com raiva e o fez planejar sua morte. Seth fez um banquete e convidou Osíris, e nesse banquete ele apresentou uma caixa sarcófago e disse que presentearia o convidado que nela coubesse. Todos tentaram ganhá-la, mas ele tinha feito com as medidas de Osíris. Quando Osíris entrou na caixa, Seth com a ajuda de seus servos, o prendeu e jogou a caixa no rio Nilo. Ísis, mulher de Osíris, conseguiu achar a caixa e levar o corpo do marido para o Egito. Quando Seth descobriu que o corpo estava escondido em uma plantação, ele foi até lá e esquartejou o corpo em 14 pedaços e espalhou pelo Egito.

6 – Metamorfose

Os deuses egípcios conseguiam se transformar em outros animais e Seth não era diferente. Em uma de suas tentativas de atacar Osíris ele se transformou em uma pantera, mas foi dominado pelo deus Thot com alguns feitiços. Quando estava dominado, ele foi marcado e esfolado pelo deus Anúbis.

7 – Controle

Além de ser o deus do caos, Seth também é deus do deserto e das terras estrangeiras. Ele também é retratado no Livro dos Mortos como o senhor dos céus do norte e é responsável pelas tempestades e mudança de tempo.

Fonte

Deixe uma resposta