Quase todo mundo gosta de assistir filmes, seja do gênero que for. Os filmes são capazes de nos levar para mundos desconhecidos. Seja qual for seu gênero preferido, os filmes fazem parte da vida da maioria das pessoas. Há 53 anos, Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke se juntaram para criar o filme “2001 – Uma odisseia no espaço”.

Esse filme acabou se tornando um clássico. Ele foi lançado no dia dois de abril de 1968. Mesmo que o longa seja uma  ficção científica, Kubrick queria manter os acontecimentos o mais fiel possível à realidade. Para isso, ele contou com a ajuda de especialistas da NASA. O filme de ficção científica conseguiu o incrível feito de prever alguns avanços tecnológicos que temos nos dias atuais. Mostramos alguns deles aqui.

1- Inteligência artificial

Na época em que o longa foi lançado, a inteligência artificial estava longe de ser uma realidade. Ela era, na verdade, uma coisa exclusiva dos filmes de ficção científica.

Contudo, Arthur C. Clarke, autor do conto “The Sentinel” que inspirou o longa, teve uma visão da tecnologia do futuro e veio mostrar aos espectadores uma coisa que se tornaria realidade anos depois.

2 – Aterrissagem na lua

Uma outra coisa curiosa que Kubrick também mostrou em seu filme foi a sua própria visão de como a aterrissagem na lua poderia acontecer. No filme, o veículo usado é uma nave no formato de bola. Na vida real, um ano depois do filme estrear, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na superfície da lua com a missão Apollo 11.

3 – Videochamada

Outra tecnologia, mostrada em “2001 – Uma odisseia no espaço”, é em uma cena onde o personagem de Haywood Floyd fala com sua filha via chamada de vídeo. Na época, a empresa AT&T tinha feto um aparelho que fazia videochamada era chamado de Picturephone. Contudo, o dispositivo que era apresentado no filme era bem mais moderno.

4 – Robôs no espaço

No filme, os robôs tem um papel bem importante. Contudo, a NASA recorreu pela primeira vez a uma máquina no espaço apenas em 1981, na missão espacial STS-2. Foi nela que a agência usou um braço robótico para descarregamento da carga da aeronave em pleno espaço.

5 – Congelamento de humanos

Isso é um ponto recorrente nos filmes de ficção científica e que também foi visto em “2001- Uma odisseia no espaço”. E de acordo com a Newsweek, o governo dos EUA está estudando a possibilidade de poder usar essa tecnologia de congelamento em soldados americanos.

6 – Computadores que conseguem ler lábios

O filme mostra também uma tecnologia que precisou de muitos anos na frente para virar uma realidade. Que no caso são os computadores e dispositivos eletrônicos que são controlados pela voz e com a capacidade de reconhecer vozes. Como por exemplo a Siri, o aplicativo bem conhecido da Apple.

7 – Nave espacial em formato plano

No filme, uma das naves espaciais tem um formato bem futurista para a época. E muitas vezes ela chega a ser comparada com um avião. E uma nave espacial plana surgiu realmente em 1969, um ano depois da estreia do filme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here