As catacumbas foram criadas a partir do século II. Elas serviam como um lugar de enterro. E tinham como objetivo solucionar os problemas de falta de espaço e o alto custo da terra na época. Já que os cristãos eram contra a prática pagã de incinerar os corpos, as catacumbas serviam como uma espécie de cemitério subterrâneo. Essas catacumbas são compostas por diversas galerias subterrâneas, que formam verdadeiros labirintos, compostos por inúmeras covas retangulares.

Nas catacumbas, os corpos eram enrolados em lençóis e colocados nas covas. E essas covas eram fechadas com lápides de mármore, onde era escrito o nome do defunto e desenhado um símbolo cristão. As catacumbas foram construídas em localidades afastadas da cidade. Em suma, era um lugar onde os cristãos podiam sepultar seus mortos em paz.

Mas, atualmente, essas catacumbas servem apenas como atração turística, contam com uma arquitetura bela e singular. Vamos conhecer 7 das catacumbas mais fascinantes e bonitas do mundo.

1- Catacumbas de São Calixto

Localizada em Roma, as catacumbas de São Calixto contam com uma rede de galerias, com mais de 20 quilômetros de extensão. Nas catacumbas de São Calixto foram sepultados 16 pontífices e dezenas de mártires cristãos. São consideradas uma das maiores e mais importantes de Roma. As catacumbas de São Calixto são abertas à visitação, juntamente com um guia que fala inglês, italiano, alemão e espanhol, porém, não é permitido tirar fotos. Devido aos saques, cometidos por bárbaros aos túmulos, os restos dos corpos foram retirados e levados para lugares seguros, na igreja. Com seus afrescos antigos e com passagens sinuosas, uma visita às catacumbas de São Calixto se torna algo único.

2- Catacumbas de Paris

As catacumbas de Paris podem ser consideradas como as mais famosas do mundo. Elas são conhecidas por seu glamour macabro. Foram construídas em pedreiras subterrâneas desativadas. O passeio é uma verdadeira viagem no tempo, todo o percurso cruza com formações de 45 milhões de anos, passando por sucessivas camadas rochosas, chegando aos calcários do Luteciano, que possibilitam a criação da “pedra de Paris”. Esta é conhecida por sua boa qualidade de corte. As catacumbas de Paris serviram de cenário para o filme franco-americano Catacombes, de 2014. Como resultado, é um local bastante procurado. Por isso, vá preparado para esperar, no mínimo, duas horas nas filas para a visitação. Mas, para quem já conhece todos os outros pontos turísticos de Paris, uma visita às catacumbas de Paris é uma ótima opção de passeio.

3- Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo

Escavadas a partir de grutas já existentes no local, nas catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, que estão localizadas na Sicília, os corpos eram mumificados naturalmente. Os religiosos da época achavam que se tratava de um milagre divino e portanto colocavam os corpos em pé dentro de nichos. E assim, formando as catacumbas da forma como podemos ver hoje. Foi a partir desse fato, que os monges tiveram a ideia de embalsamar os corpos e, assim, poder mantê-los conservados.

As catacumbas são divididas por alas, e em cada ala, podemos ver bispos, mulheres, homens e crianças, todos mumificados e bem arrumados. É um passeio bem interessante, para quem não tem receio em ver múmias tão próximas de si. As opiniões, acerca do lugar, são bem diversas. Há aqueles que acham que o lugar é sagrado, e há aqueles que acham que se trata de um show de horrores. Até porque, o cenário das Catacumbas é bem realista.

4 – Catacumbas de Rabat

As catacumbas de Rabat estão localizadas na cidade de Malta. E eram usadas para enterrar judeus, cristãos e pagãos, sem divisões entre os grupos. Foi neste local que Paulo naufragou e viveu por três meses. E é, por isso, que, na entrada das catacumbas, foi erguida uma estátua de São Paulo e uma réplica de seu navio. As catacumbas são compostas por um extenso sistema de galerias e túmulos subterrâneos. E contam com características arqueológicas proeminentes do cristianismo primitivo de Malta. É uma boa opção para um passeio.

5- Ossuário de Brno

Descoberto através de uma escavação arqueológica na República Tcheca, o Ossuário de Brno é uma espécie de casa subterrânea, cheia de esqueletos. O ossuário é considerado o segundo maior encontrado até hoje. Estima-se que há ossos de cerca de 50.000 corpos forrando as paredes no local. Portanto, é um passeio bem interessante e diferente.

6- Catacumbas de KOM EL SHOQAFA

As catacumbas de KOM EL são formadas por um sítio arqueológico, que se localiza em Alexandria, no Egito. Elas foram descobertas em 1900. As catacumbas de KOM EL SHOQAFA são consideradas como um dos maiores sítios funerários encontrados no Egito. As catacumbas são formadas por inúmeras sepulturas. Elas são organizadas em torno de uma escada, em espiral, que leva ao subterrâneo por vários níveis. As paredes dos níveis são todas decoradas e acessíveis à visitas, porém, os últimos níveis se encontram submersos.

7- Catacumbas da Catedral de Santo Estevão

A catedral, que foi construída no século 12, está localizada em Viena. Em 1735, e com o surto da Peste bubônica, foi necessário transferir o ossuário de oito cemitérios, que rodeavam a catedral, para as catacumbas abaixo dela. Um fato interessante é o fosso que fica no centro das catacumbas. Isso porque nele, há inúmeros ossos humanos empilhados até hoje. Infelizmente, fotos são proibidas dentro das catacumbas. Mas não tira a beleza do passeio.

Deixe uma resposta