Se já fomos diferentes, segundo a Teoria da Evolução das Espécies, tudo indica que temos muito o que mudar devido às mudanças no padrão de vida do homem moderno, mais urbano e sedentário. Realmente o corpo humano é uma maravilha da engenharia evolucionária, aparentemente equipado para conter todos os obstáculos que a natureza ousa lançar em nosso caminho. Porém, algumas coisas parecem ser um tanto desnecessárias nos dias de hoje.

Algumas funções estranhas nos fazem questionar porque diabos a evolução deixou isso passar. Foi pensando nisso que fizemos essa matéria com algumas das coisas mais estranhas do corpo humano. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 evoluções do nosso corpo que aparentemente são desnecessárias:

1 – Depressão

Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. Mas como uma coisa tão ruim poderia ser uma evolução do nosso corpo? Para muitos especialistas, isso faz todo sentido. Pesquisadores já descobriram uma correlação entre os genes que sofrem de depressão e aqueles que ajudam a proteger o corpo de patógenos, o que poderia explicar porque ele foi transportado para era moderna. Mas não apenas isso, pois os sintomas associados à depressão também ajudam o corpo a reduzir as chances de contrair uma doença mais grave. Parece loucura, mas realmente a depressão é uma evolução do nosso corpo.

2 – Pés fracos

O pé humano têm 26 ossos e é capaz de fazer coisas que a maioria das outras partes do corpo não faz. O pé precisa ser resistente e fornecer suporte ao corpo enquanto caminhamos, mas por causa de sua estrutura é fácil ver uma pessoa torcer o tornozelo ou algo do tipo. Mas por quê?

A resposta é simples: bipedismo. A nossa capacidade de andar sobre dois pés não apenas liberou nossas mãos para fazer ferramentas e conquistar o mundo, mas também tirou a capacidade de nossos pés de agirem como membros secundários.

3 – Pelos pubianos

Você já se perguntou por que diabos temos pelos pubianos? Embora saibamos que tem algo a ver com a testosterona e o estrogênio (hormônios ligados à sexualidade), não sabemos exatamente porque existem. A maioria das pessoas fazem de tudo para ficarem livres dos pelos, o que significa que eles são indesejados e desnecessários.

Mas por que a evolução os deixou passar? Alguns cientistas dizem que existe explicação para isso. Os pelos pubianos aparecem durante a puberdade, sinalizam a maturidade sexual e também ajudam a prender os feromônios cruciais para atrair um parceiro. Outra explicação sugere que eles podem ajudar a reduzir o atrito na hora do sexo, já que esfregar na pele de outra pessoa pode fazer com que apareçam, por exemplo, alergias.

4 – Cócegas

Por que diabos sentimos cócegas? Enquanto cientistas ainda não conseguiram entender porque rimos na hora das cócegas, eles entendem que isso não deveria acontecer. Houve momentos na história em que também foi uma desvantagem absoluta, como nos momentos em que guerreiros medievais foram denunciados como vítimas de tortura por cócegas até a morte. Não parece servir a nenhum propósito, e ainda assim a evolução “deixou passar”.

Alguns pesquisadores acham que as cócegas podem ter uma função estranha. As partes do nosso corpo mais sensíveis às cócegas são também as mais expostas em combate. Alguns especialistas teorizam que fazer cócegas em nossos filhos é uma maneira involuntária de ensiná-los a proteger seus órgãos mais vitais, já que a resposta às cócegas entre a maioria das pessoas é defender o corpo.

5 – Desmaiar ao ver sangue

Muitas pessoas desmaiam quando se deparam com sangue, mas por que isso acontece? Qual o benefício para a nossa vida? Nosso cérebro não deveria ficar em alerta nessa situação? Na verdade, faz todo sentido se considerarmos as coisas que acontecem no nosso corpo no momento do desmaio.

A síncope vasovagal acontece quando desmaiamos em desencadeadores extremos, como a visão de sangue. Quando o corpo faz isso, reduz a pressão sanguínea e geralmente se desativa para que todos os recursos possam manter o cérebro vivo. E se o sangramento estiver em você, caro leitor, isso fará com que seu corpo desacelere a perda de sangue, agindo como um mecanismo de segurança para você permanecer vivo por mais tempo.

6 – Acne

A maioria das pessoas sofreram com acne na adolescência. Mas quais benefícios as acnes trazem para o nosso corpo? De fato, deveriam ter sido ativamente apagadas pela seleção natural. Mas para alguns cientistas não é tão estranho assim. Todo mundo sabe que as acnes aparecem graças às glândulas sebáceas. Elas servem para lubrificar a pele, mas os óleos acabam entupindo os nossos poros e fazendo surgir as acnes. Por que ainda temos as acnes? Essa é uma boa pergunta. Existe uma teoria que diz que as acnes são indicadores de que uma pessoa é ou não adulto o suficiente para ter uma família, mas isso é apenas uma teoria.

7 – Daltonismo

Por que uma incapacidade de reconhecer uma cobra venenosa em um galho de árvore sobreviveu à seleção natural? A “distribuição” também é estranha, sendo que um em cada 12 homens no mundo sofrem com esse problema, enquanto nas mulheres apenas uma em cada 200 tem daltonismo. Essa também é uma das poucas anomalias dessa lista que podemos dizer, certamente, evolução sobrevivente, já que a causa principal do daltonismo é hereditária.

Embora não pensemos intuitivamente que é uma coisa boa, o daltonismo pode ter sido uma vantagem definitiva em algumas situações. A condição libera o indivíduo de ver as cores em favor dos padrões, e isso lhes daria uma vantagem sobre seus pares menos daltônicos em detectar predadores camuflados. Na verdade, as forças daltônicas foram usadas na Segunda Guerra Mundial para identificar posições camufladas com grande sucesso.

E você, sabe de mais alguma evolução desnecessária do nosso corpo? Comente!

Fonte

Deixe uma resposta