Vamos ser sinceros um com o outro? O mês de janeiro é bem paradinho, você não acha? Isso não quer dizer necessariamente que ele é ruim, e sim, de que não acontecem muitas coisas marcantes nesse período. Isso é natural, uma vez que em muitos países ocidentais ele marca o início de um novo ano. Sabe quando você vai passar a noite na balada, mas vai naquele bar fazer o esquenta antes? Janeiro é, mais ou menos, esse esquenta. Ele meio que demonstra o clima e as situações que irão aparecer ao longo do ano.

Além disso, especialmente aqui no Brasil, janeiro costuma ser o mês que antecede o mês do carnaval (não esse ano, em que a festa cai em março). Por isso está todo mundo guardando as suas energias para a celebração. Como diz o ditado nacional, “o ano só começa depois do carnaval”. Apesar de tudo isso, muitas coisas ao longo da história do mundo aconteceram em janeiro. Por isso mesmo, a Fatos Desconhecidos traz até você, 7 fatos históricos que aconteceram no mês de janeiro e que marcaram a humanidade.

1 – Invenção do raio-X

O anúncio do raio-X foi feito em janeiro de 1896. O professor de Física alemão, Wilhelm Roentgen, descobriu uma luz fluorescente que tornava o alumínio, a madeira e o papel, transparentes. Após fazer o teste na mão da sua esposa – que ficou assustada ao ver os ossos da própria mão -, ele fez a revelação pública no dia 1° de janeiro.

2 – Primeira foto da lua

Até 1839, ninguém havia capturado uma imagem da lua. Louis Daguerre, um artista e fotógrafo da França, foi o primeiro a fazer um registro visual do satélite natural da Terra. Ele fez a fotografia no dia 2 de janeiro de 1839. Antes disso, para fazer estudos da lua, os astrônomos precisavam fazer desenhos que não traziam a exatidão necessária.

3 – Aniversário de São Paulo

Uma das maiores metrópoles do mundo, e a maior do Brasil, tem uma data singular em todos os janeiros. O mês marca o aniversário da cidade. Ela faz anos de existência todo dia 25 de janeiro. Em 2019, São Paulo vai completar 465 anos de idade.

4 – 13° emenda

A 13° emenda é uma das mais importantes dos Estados Unidos, pois ela foi aprovada em 31 de janeiro de 1865, abolindo a escravidão de – quase – todos nos Estados Unidos. Apesar de ter passado pelo senado no ano interior, ela sofreu uma grande resistência dentro da câmara e precisou de um tempo até todos serem convencidos.

5 – Apple anuncia o iPad

Em 27 de janeiro de 2010, o mundo da tecnologia presenciou um grande avanço. Foi neste dia que a Apple anunciou o iPad. O equipamento, um tablet, foi o primeiro a realmente conseguir cair no gosto do povo, agradando grande parte do público.

6 – Primeira cerveja em lata

Você consegue se imaginar em um mundo onde realmente não exista uma cerveja gelada e realmente gostosa? A Gottfried Krueger Brewing Company e a American Can Company se uniram para colocar a cerveja dentro de uma lata pela primeira vez. Apesar da ideia de colocar a cerveja em lata ter acontecido realmente em 1909, ela só foi colocada em prática em 24 de janeiro de 1935, devido à proibição de bebida alcoólica dos EUA.

7 – Aniversário de Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. é uma figura central na história dos EUA. Não é à toa que existe um feriado em sua homenagem e com o seu nome, que cai todo dia 20 de janeiro. Além disso, o homem fazia aniversário dia 15 de janeiro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que até está gostando mais do mês de janeiro, aquele abraço.

Fonte

Deixe uma resposta