Hoje em dia, passar o dia em frente ao computador é uma coisa corriqueira e faz parte do dia a dia de quase todo mundo. Os pixels da tela junto com a luz natural e artificial ao seu redor te fazem mal e são uma receita certa para a fadiga ocular.

Quem nunca sentiu a cabeça doer depois de um dia inteiro na frente do computador? Contudo, existem algumas formas de amenizar essa fadiga e o mal que a tela faz ao seus olhos. São passos bem fáceis e simples que não mudarão sua rotina, mas que poderão representar um enorme bem para os seus olhos. Listamos aqui o que você deve fazer.

1 – 20-20

Essa regra é bastante simples e vai te ajudar bastante. O que se tem que fazer é a cada 20 minutos, olhar pra longe da tela por 20 segundos. Fixe em um ponto a seis metros de distância e olhe para ele por 20 segundos. E se você é desses mais esquecidos, não se preocupe, existe um app para te fazer lembrar. Baixe o Protect Your Vision e comece a fazer esse exercício.

2 – Posição

Uma coisa bastante importante é a posição da tela. O aconselhável é colocá-la a 20 ou 30 centímetros do seu rosto. Veja também se os seus olhos estão nivelados com a parte superior do monitor. Às vezes, não é possível ajustar a tela, então coloque livros embaixo dela. O centro da tela também tem que estar entre 15 e 20 graus abaixo do nível horizontal dos olhos.

3 – Tamanho e cor

Para melhorar sua visão, o texto deve ser o triplo do tamanho menor que você consegue ler normalmente. E com relação as cores, é melhor para os olhos quando o texto é preto e o fundo branco ou um pouco amarelo, mas outras combinações de claro-escuro também funcionam.

4 – “culos

As pessoas que têm problemas de vista e que usam lentes de contato têm um esforço maior nos olhos quando estão na frente do computador, então é recomendável que, pelo menos um dia por semana, se use o óculos ao invés de lentes. E para aqueles que usam óculos, é bom que a lente tenha antirreflexo. Outra dica é o uso de colírios que refrescam os olhos ao longo do dia.

5 – Brilho

A intensidade de brilho da tela também pode ser um problema para seus olhos. A tela do computador não deve ser uma fonte excessiva de brilho e nem estar com pouco brilho porque de qualquer jeito forçará sua visão. Usar um filtro de redução de brilho também ajuda.

6 – Temperatura da cor

Os computadores permitem ajustar a temperatura da cor e para os ambientes quentes é melhor que a temperatura da cor seja mais quente em tons de amarelo. Já para salas mais escuras, o recomendável é que a temperatura tenha tons mais azulados.

7 – Pisque

Se você passa muito tempo em frente ao computador, o que se deve fazer é piscar com mais frequência. As piscadas lubrificam os olhos e evitam que eles fiquem secos.

Fonte

Deixe uma resposta