Se você já tentou ter um estilo de vida mais saudável, uma das coisas que você pode ter ouvido é que uma das mudanças mais importantes é respeitar e ter horas de sono bem dormidas, oito horas para ser mais exato. Hábitos para dormir são sempre um dos tópicos a serem discutidos quando o assunto é vida saudável. E exceder esse limite pode causar danos à saúde.

É claro que as pessoas têm necessidades de sono diferentes e vários fatores influenciam como idade, o tanto de coisas que você fez durante o dia, como está sua saúde, entre outros. Mas no dia a dia, as pessoas levam menos tempo para descansar e não ultrapassam as faladas oito horas. Aqueles que ultrapassam esse período podem ter vários problemas, listamos alguns aqui.

1 – Depressão

Esse caso é tão complicado como dizer o que veio primeiro, se é o ovo ou a galinha. Se na verdade as pessoas com transtornos depressivos dormem mais que o normal, ou se dormir mais que o normal causa transtornos depressivos. O sono prolongado causa depressão e fadiga. E conforme você vai dormindo mais, menor é a sua vontade de levantar de manhã.

2 – Doença cardíaca

Quando se dorme por muitas horas, você além de perder tempo produtivo, corre o risco de desenvolver doenças cardíacas. Dormir várias horas por dia aumenta a chance de morrer de um ataque cardíaco em 34%. E segundo pesquisas, as mulheres são mais propensas a dormir mais que os homens o que pode ser um sinal de alerta para elas.

3 – Dor de cabeça

A falta de sono causa dor de cabeça, mas dormir demais também causa. Por mais que tenhamos tempo disponível para dormir, não devemos porque o excesso de sono afeta os neurotransmissores do cérebro e o nível de serotonina.

4 – Problemas de peso

A privação e excesso de sono estão ligados à diabetes e obesidade. O excesso de peso vem pelo fato de que quando dormimos mais, nos movemos menos e então nosso peso aumenta. E se sairmos mais tarde da cama, as horas são menores e dificilmente achamos tempo para nos exercitar.

5 – Problemas de memória

Segundo estudos, muito tempo de sono afeta o trabalho do nosso cérebro e pode envelhecê-lo em até dois anos. E se você se levantar muitas vezes à noite, isso afetará as funções cognitivas do cérebro, a capacidade de se concentrar e memorizar detalhes.

6 – Insônia

Parece não fazer sentido, mas a insônia é causada por hábitos não saudáveis de sono. Se por exemplo você passar a noite acordado e resolver dormir durante o dia, esses dois dias já são suficientes para desregular seu horário de sono e fazer com que você tenha problemas.

7 – Dificuldade de engravidar

Segundo um estudo feito em 2013, por pesquisadores da Coreia, a taxa de gravidez era mais alta entre as mulheres que dormiam de sete a oito horas por dia e mais baixas entre as que dormiam mais de oito horas tinham taxas mais baixas.

Fonte

Deixe uma resposta