Depois de passar algum susto, ou precisar dar uma corridinha para pegar o ônibus, o coração bate a mais de 100 por minuto. A pressão arterial tende a subir bastante quando é motivada por alguma variável. Nessas horas, você tem duas opções. A primeira é se sentar e se acalmar, até que o seu organismo volte para a estabilidade. A segunda é aplicar algumas técnicas para que o coração e o seu sangue se acalmem.

A Fatos Desconhecidos reuniu 7 maneiras simples de baixar a pressão arterial em minutos. É necessário deixar claro que essas técnicas podem te ajudar em momentos em que sua pressão tiver subido e você precisar baixá-la com mais rapidez. Se você sofre de pressão alta, o certo é que você procure um cardiologista o mais rápido possível, pois ele vai te passar o diagnóstico ideal e os tratamentos adequados.

1 – Respiração pela narina esquerda

Por incrível que pareça, respirar apenas pela narina esquerda pode te ajudar a controlar sua pressão arterial e, além disso, reduzir o seu índice de estresse. Faça o seguinte:

Sente-se em uma posição confortável, com as costas retas;

Coloque sua mão esquerda no seu abdômen;

Feche a narina direita com o polegar direito;

Respire fundo pela narina esquerda, prenda a respiração por alguns segundos e depois expire;

Faça isso por 3 ou 5 minutos.

2 – Respiração abelha

Além de ajudar a baixar a pressão arterial, a respiração abelha ajuda a aliviar a dor de cabeça. Veja como fazer:

Sente-se em uma posição confortável com as costas retas;

Coloque os dois dedos indicadores na cartilagem das orelha;

Respire fundo;

Ao expirar, emita um zumbido, como se você fosse uma abelha, e pressiona ao mesmo tempo a cartilagem da orelha;

Repita este exercício de 7 a 10 vezes.

3 – Ouça música clássica

Nada de rock ou metal, para baixar sua pressão arterial o negócio é ouvir música clássica. Se você combinar a música clássica com exercícios de respiração e/ou meditação, vai ser melhor ainda. Isso acontece porque a música clássica diminui o cortisol, o hormônio que influencia no estresse.

4 – Copo com água

Em alguns casos isolados, o aumento da pressão do sangue acontece por desidratação. Quando você está desidratado, o fluxo de sangue no seu corpo cai e sua resistência faz o mesmo, drasticamente. Quando isso acontecer e você sentir a sua pressão aumentar, beba um ou dois copos de água, e sinta as coisas melhorarem.

5 – Savasana

A savasana é uma forma de alongamento que diminuiu drasticamente a pressão arterial. É simples: deite no chão, feche os olhos e relaxe. Descanse, nessa posição, por 10 ou 15 minutos. Isso vai te fazer se sentir melhor, além de ajudar a equilibrar o seu sistema nervoso.

6 – Pés na água quente

Quando você coloca os pés na água quente, você consegue diminuir o fluxo do sangue, assim como impede que vá muito sangue para o cérebro. Para que funcione, fique com os pés em um balde de água quente por pelo menos 15 minutos.

7 – Força isométrica

Uma bola anti-estresse pode ser a sua maior aliada na hora de baixar a sua pressão arterial. Sabe aquele técnica de força isométrica? Ela mesma. pegue uma bolinha e fique apertando-a com a mão durante alguns minutos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que já se sente mais calmo só de ler, aquele abraço.

Fonte

Deixe uma resposta