Para alguns, finalmente, é 2020. Para outros, já é 2020. O fato é que acabamos de começar uma nova década, essa que pode, e deve, trazer muitas mudanças. Afinal, dez anos é muito tempo e muita coisa pode acontecer. Na última década, aconteceram várias coisas marcantes. Vimos o início de uma nova corrida para Marte, por exemplo, o lançamento comercial de carros autônomos e a primeira fotográfica de um buraco negro. E olha que esses foram apenas alguns dos fatos mais incríveis da década passada. Então, o que está por vir nos próximos dez anos, pode ser ainda mais incrível.

E essas previsões não são nem de longe mensagens enviadas do além ou ideias aleatórias. Elas são apenas combinações de previsões científicas e econômicas feitas por especialistas do mundo todo. Tanto que alguns dos projetos que deverão se tornar realidade nos anos seguintes já estão até em andamento. Não são fantasias e planos utópicos, são eventos reais que, muito provavelmente, acontecerão muito em breve. Confira a seguir, 7 melhores previsões para essa década.

1 – Máquinas de leitura de mente

Máquinas capazes de ler mentes podem até parecer coisa de outro mundo, fantasia ou ficção científica. Mas, se os cientistas japoneses cumprirem o cronograma inicial, devemos ver as primeiras máquinas telepáticas em, no máximo, 12 meses. Isso mesmo, 2020 já começa com um grande acontecimento que pode mudar a nossa vida de formas inimagináveis.

Pelo menos, esse é o prazo estipulado pelo grupo de cientistas japoneses responsáveis pelo projeto lá em 2010. Na época, eles anunciaram para o mundo, o seu plano ambicioso de lançar máquinas de leitura de mente, que poderão transformar os pensamentos, em mensagens de texto. Estamos todos muito ansiosos, para ver como isso vai funcionar.

2 – Produção em massa de carros autônomos

Os carros autônomos não são mais uma novidade, e já estão disponíveis no mercado. Porém, eles não são onipresentes, pelo menos, por enquanto. Atualmente, ter um carro desse tipo é um luxo, limitado a poucas pessoas, mas isso pode mudar em breve, em 2021. A empresa chinesa Baidu planeja lançar uma frota produzida em massa de veículos autônomos, para preencher as ruas de Pequim e Xangai. E se os carros autônomos forem um sucesso na China, como é o esperado, não demorará muito para que essa febre chegue também ao Ocidente.

3 – Crise na economia global

Atualmente, estamos vivendo a maior expansão econômica da história dos Estados Unidos. Mas todo mundo sabe que o tempo das vacas gordas não pode durar para sempre. O fato é que, mais cedo ou mais tarde, o mundo todo enfrentará uma nova recessão. E se o Conselho Global de Política Empresarial estiver certo, a crise na economia global acontecerá já em meados de 2023. Segundo essa estimativa, o crescimento econômico ficará mais lento e não deve melhorar tão em breve. E se isso acontecer, será um risco para a economia global, onde os países emergentes serão os mais afetados.

4 – Primeira missão tripulada à Marte

Se tudo correr bem, 2024 será o ano em que colocaremos um homem em Marte. Até meados de 2024, o programa Space X de Elon Musk planeja enviar seus primeiros foguetes, para o planeta vermelho. E se ele não conseguir até lá, alguém conseguirá. Isso porque é apenas uma questão de distância. Nesse ano, as órbitas da Terra e de Marte serão alinhadas, de forma que será viável realizar viagens interplanetárias de formas mais facilitadas. Ou seja, é a oportunidade perfeita.

5 -Superação da economia dos Estados Unidos

O mundo todo está passando uma grande mudanças agora. Vários países em desenvolvimento estão crescendo a um ritmo alarmante. Tão rápido que parece ser uma questão de tempo, até uma grande mudança, no equilíbrio global de poder. De acordo com o Goldman Sachs, isso é inevitável e deve acontecer entre 2026 e 2027. Até 2026, é previsto que a China ultrapasse os Estados Unidos, como a maior economia mundial. E essa mudança de poder não vai parar na China, outros países com mercados emergentes também estão chegando lá.

6 – Cientistas ressuscitarão espécies extintas

Jurassic Park será uma realidade ainda nessa década. Até 2028, os cientistas acreditam que poderão reviver espécies extintas. Provavelmente, levará um pouco mais de tempo, para recuperarmos velociraptores e tiranossauros. Mas com os avanços na área da clonagem e engenharia genética, nos permitirão trazer de volta animais que desapareceram mais recentemente.

7 – População global chega a uma crise

Até o final da década, a população mundial deve chegar a 8,5 bilhões de pessoas. E quando isso acontecer, a humanidade enfrentará uma série de novos problemas. Alguns especialistas acreditam que o final dos anos 2020 marcará uma nova mudança nas prioridades humanas. Até 2029 precisaremos de 50% mais comida e energia do que precisamos hoje. Sem contar a necessidade de 30% a mais de água. E quando os recursos essenciais se tornarem escassos, a humanidade vivenciará a maior crise de todas.

E você, o que achou dessas previsões? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Deixe uma resposta