O campo biológico é extenso e ainda cheio de segredos. Cientistas e demais estudiosos buscam o desfecho para mistérios da Biologia diariamente. Como afirmamos, essa imensidão na área faz com que nos deparemos com “problemas” tão pequenos quanto uma célula cancerígena ou maior do que uma baleia azul. Mesmo a ciência sendo capaz de descobrir diversas maravilhas da composição biológica do mundo, ainda há um longo caminho a percorrer. Coisas como o paradoxo de Peto ou a origem do vírus Ebola ainda intrigam os cientistas do mundo todo. Mesmo com toda a tecnologia e curiosidade do homem, existem essas coisas quase que desconhecidas e com seus detalhes ainda ocultos.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns mistérios da Biologia que intrigam os cientistas até hoje. Se você souber de algum outro que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 – Migração de Borboletas

Os cientistas ainda na conseguem entender como os descendentes de Borboleta-Monarca em todo o Canadá e Estados Unidos, eventualmente, após migrarem por diversas gerações, conseguem voltar a alguns pontos pequenos de invernagem.

2 – Paradoxo do Plâncton

Na área aquática da Biologia, o paradoxo do plâncton descreve uma situação onde uma gama limitada de recursos sustenta uma variedade de espécies de plâncton. Isso, aparentemente, desrespeita o princípio de exclusão competitiva que sustenta que quando duas espécies competem por um único recurso, uma será levada a extinção.

3 – Origem do Ebola e esconderijo

Muito se discutiu sobre o vírus Ebola e diversos estudos foram feitos. No entanto, apesar dos avanços nesse quesito, ainda é incerto a origem do mesmo ou onde ele se esconde nos humanos.

4 – Adaptação

Não existe um modelo teórico de como acontece a adaptação como um todo. Há modelos matemáticos de evolução que descrevem como o processo de seleção natural é capaz de influenciar variantes gênicas existentes com base em sua aptidão relativa.

5 – Estrutura do Tubarão Martelo

O tubarão martelo chama a atenção por sua forma de cabeça distintiva. No entanto, essa forma incomum ainda é totalmente incompreendida. Alguns estudiosos teorizam que o martelo tenha evoluído para aumentar sua área eletrossensorial. Outra teoria é de que seja para melhor enxergar.

6 – Aparelho de Golgi

Na teoria das células, não se sabe qual é o mecanismo de transporte exato pelo qual as proteínas viajam por meio de aparelho de Golgi.

7 – Vespa biliar

Ainda não se sabe ao certo como as vespas biliares induzem a formação de galhas nas plantas. Ainda que gatilhos químicos, mecânicos e até virais tenham sido sugeridos.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Fonte

Deixe uma resposta