Muitas pessoas acabam desenvolvendo alguns tipos de alergias ao longo de suas vidas. Produtos e alimentos que acabam causando reações alérgicas em nosso organismo são chamados de alérgenos. O mais curioso sobre as alergias é que não existe necessariamente algo que te diga que um determinado tipo de coisa lhe causará ou não uma alergia até que você a experimente.

Uma vez em contato com tal alérgeno, seu corpo pode responder de diversas formas a isto, causando certos sintomas que podem facilmente serem confundidos com outras doenças. Dores de cabeça, coriza, asma, tosse, náuseas, vômitos e cólicas são alguns deles. Hoje, preparamos uma lista com alguns dos sintomas causados por alergias e que podemos facilmente confundi-los com outras mazelas. Confira!

1 – Cólicas abdominais

Dores abdominais repentinas podem indicar problemas de estômago, apendicite, pedras nos rins, entre outras doenças perigosas. No entanto, caso elas ocorram logo após ingerir alguma bebida ou após uma refeição, elas podem estar sendo causadas por algum tipo de intolerância alimentar ou alergias.

Outros sintomas como diarreias e o aumento na formação de gases também são alguns indícios. Alguns sinais como erupções cutâneas, inchaço da língua e lábios, insuficiência respiratória, vermelhidão e coceiras podem indicar que se trata de uma reação alérgica.

2 – Náusea e vômito

Muitas vezes em adultos, náuseas e vômito podem indicar intoxicações alimentares e até mesmo infecções bacterianas e virais. Tais sintomas ainda podem indicar a síndrome do intestino irritável, que pode ser acompanhado de azia e inchaço. Nas crianças, o vômito pode ser causado por febre, intoxicação, infecções virais, ingestão excessiva de alimentos ou devido à tosse intensa.

Porém, alergias também podem causar tais sintomas. É bom nos lembrarmos que as alergias podem acontecer por causas não necessariamente óbvias e não apenas por produtos reconhecidamente alérgenos, como peixes ou crustáceos.

3 – Urticárias

As urticárias podem surgir devido a picadas de insetos, drogas, comida, frio e até mesmo luz solar. Produtos como cremes, sabão em pó e alguns extratos de plantas. Urticárias alérgicas não devem ser confundidas com erupções cutâneas causadas por estresse severo, infecções parasitárias e doenças auto-imunes. Nos adultos, a urticária crônica pode ser sintoma de doenças como hepatite, câncer e doenças da tireoide.

4 – Olhos vermelhos e lacrimejantes

Sintomas como vermelhidão, ardor, lacrimejamento e irritação nos olhos podem ser sinal de conjuntivite alérgica. Normalmente, tais sintomas são acompanhados por espirros e congestão nasal. A conjuntivite alérgica geralmente acontece em certas épocas do ano e ocorre logo após o contato com algum alérgeno. A visão permanece normal, e não há aquela sensação de olhos cansados.

5 – Tosse

Uma tosse seca que dura mais de 3 semanas pode ser uma manifestação alérgica ou asma. Normalmente, a tosse é acompanhada por outros sintomas, como espirros e congestão nasal. A tosse alérgica pode ser confundida com bronquite crônica, refluxo gastroesofágico, tosse causada pelo tabagismo e engasgos.

6 – Chiado nos pulmões

Muitas vezes, assobios, chiados e ruídos que ocorrem nos pulmões podem ser sintomas de alergias ou asma. Eles podem aparecer em conjunto com tosses. As causas mais comuns para tais chiados são: bronquite aguda, insuficiência cardíaca, pneumonia, câncer, edemas pulmonares, entre outras doenças.

7 – Outros sintomas alérgicos

Às vezes, é muito difícil associarmos um determinado sintoma com uma causa alérgica. Para facilitar tal distinção, é importante nos lembrarmos que, geralmente, uma reação alérgica acontece dentro de um quarto de hora após o contato com um alérgeno. Alguns sintomas de alergia pouco conhecidos são: dores de cabeça, pulsação fraca, tonturas, fadiga, pele pálida, depressão e dificuldade para dormir.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Fonte

Deixe uma resposta