O Prêmio Nobel é talvez um dos mais importantes do mundo. Ele premia e reconhece as pessoas que realizam pesquisas de grande valor para a vida e bem estar do ser humano. São várias as áreas premiadas: Literatura, Matemática, Biologia, Medicina, o nobel da Paz e várias outras.

Alfred Nobel, o criador da dinamite é também o inventor do Prêmio Nobel. Ele o fez após sofrer enorme desgosto, em ver sua invenção ceifando vidas inocentes. Ele então decidiu criar o prêmio para reconhecer aqueles que de alguma forma, fizessem o bem à humanidade.

Apesar da seriedade do assunto e das pessoas importantes que já receberam o prêmio. Existem também alguns prêmios um tanto quanto estranhos e surreais. Confira agora alguns deles.

1 – Nobel de Literatura: escritório de contabilidade

Esse prêmio foi destinado ao Escritório Geral de Contabilidade do Governo dos EUA. Tudo em razão de eles terem emitido um relatório baseado nos relatórios que recomendam a preparação de um relatório sobre relatórios. A conclusão de todo esse relatório era que seria necessário criar um novo relatório para resumir tudo.

2 – Nobel de Fisiologia: bocejo em tartaruga

Anna Wilkinson e Ludwig Huber ganharam o Prêmio Nobel por seu estudo sobre a tartaruga-de-patas-vermelhas. Eles descobriram que os bocejos contagiosos nos humanos (o que pode inclusive ser um sinal de empatia), não é contagioso nas tartarugas.

3 – Nobel de Probabilidade: vacas

Bert Tolkamp e Marie Haskel realizaram um meticuloso estudo sobre quanto tempo as vacas passam deitadas e sobre as estimativas sobre se levantar e deitar novamente. O resultado foi de que “quanto mais tempo uma vaca estiver deitada, mais provável será que a vaca se levante. Além disso, e em segundo, que uma vez que uma vaca se levanta, não se pode prever com facilidade a rapidez com que a vaca se deitará novamente”.

4 – Nobel da Paz: estacionar em local errado

Arturas Zuokas, foi prefeito de Vilnius, na Lituânia e ganhou o Nobel da Paz por mostrar uma solução efetiva para os carros luxuosos estacionados em local proibido. A solução foi destruir os carros com um tanque de guerra. Acho que ninguém mais se arriscou a estacionar em local proibido depois disso.

5 – Nobel de Física: tombos na neve

Lianne Parkin e Patricia Priest foram premiadas pela sua incrível descoberta sobre os tombos nas trilhas de inverno. O resultado da pesquisa foi que as pessoas têm menos chance de escorregar ou cair quando usam as meias do lado de fora de seus sapatos.

6 – Nobel de Medicina Veterinária: nomeando vacas

Catherine Douglas e Peter Rowlinson foram premiados por seu estudo sobre a produção de leite. Eles descobriram que as vacas com nomes dão mais leite que aquelas que não têm nome.

7 – Nobel de Biologia: salto das pulgas

Christel Joubert e Michel Franc foram premiados por seu estudo sobre pulgas. Eles descobriram que as pulgas que vivem em cães saltam mais alto que aquelas que vivem nos gatos.

8 – Nobel de Economia: aluga-se um país

Liechtenstein e Karl Schwärzler foram os premiados pela ideia inovadora de permitir o aluguel de país. O minúsculo principado pode ser alugado para a realização de casamentos, festas, reuniões ou o que mais você quiser.

Fonte

Deixe uma resposta