Urnas passaram por auditoria do TRE-PE em Petrolina

Na manhã de hoje (28) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocou a imprensa para acompanhar uma série de testes de segurança nas urnas da 144ª Zona Eleitoral, em Petrolina. A iniciativa revelou a inviolabilidade do sistema de votação.

A nove dias as eleições, o juiz eleitoral Paulo Tarso Duarte reforçou a credibilidade das urnas, que este ano completam 22 anos de implementação. “A urna é uma ilha, ela é totalmente offline e seria impossível colocar qualquer dado na urna no dia da votação”, certificou. Durante a verificação, os jornalistas participaram de uma simulação de voto e acompanharam todo o processo que é feito durante as eleições, certificando a veracidade do sistema adotado pelo TRE.

Estamos fazendo a preparação das urnas e aqui vamos fazer uma auditoria na presença da imprensa. Vamos provocar uma votação com uma urna-teste, e depois vamos conferir se o que foi colocado na urna vai sair no leitor de urna. Certificando a contagem de votos, vamos preparar as urnas para as suas sessões”, explicou o juiz Paulo Tarso.

A zona 144 é a comarca polo que concentra a auditoria das urnas a serem utilizadas em Petrolina e nas cidades circunvizinhas. A distribuição das urnas para os locais de votação acontecerá na sexta-feira (5/10), onde ficarão guardadas pela Polícia Militar (PM) até o momento da votação.

Paulo Tarso assegurou a inviolabilidade das urnas

Fonte

Deixe uma resposta