(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP/Divulgação)

O mês de abril é dedicado à prevenção de maus-tratos contra animais. A campanha denominada ‘Abril Laranja’ foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Em adesão à luta, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoverá o 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas de Bem Estar Animal. O evento acontecerá no próximo dia 23 de abril no auditório do Sest/Senat, a partir das 18h, e contará com a participação de diversas instituições do município.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Graziella Vasconcelos, a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa. “Isto porque, infelizmente, a prática de maus-tratos ainda é uma forte realidade no mundo todo. Durante o encontro vamos discutir e mobilizar a comunidade sobre diretrizes e políticas públicas, enfatizando questões como guarda responsável, maus-tratos, controle reprodutivo, fiscalização e aplicação de penalidades, além de bioética” destacou.

Nos últimos anos, Petrolina obteve avanços em relação às políticas de bem estar animal, entre eles a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). “Apesar dos avanços, precisamos intensificar cada vez mais esse diálogo para coibir essa prática criminosa“, frisou.

Podem participar estudantes, profissionais e especialistas da área veterinária, além além de interessados em geral.

Programação

A programação é a seguinte:

– 18h: Abertura com a coordenadora do CCZ e médica veterinária, Dra. Graziella de Souza Correia Vasconcelos.

– 18h30: palestra “Aspectos Éticos e Legais na guarda responsável de animais”, com o médico veterinário Professor Doutor João Alves do Nascimento Júnior (Univasf).

– 19h30: palestra “O Bem estar de equídeos de tração na cidade de Petrolina–PE: percepções da realidade”, com a coordenadora geral do curso de Medicina Veterinária da Univasf, a Professora Doutora Adriana Gradela.

– 20h30: palestra “Experimentação e Bem Estar Animal”, com o médico veterinário Professor Doutor Marcelo Domingues de Faria (Univasf).

– 21h30: Coffee Break

– 21h45: Mesa redonda

Fonte

Deixe uma resposta