Como já falamos diversas vezes por aqui, o mundo animal é extremamente interessante e surpreendente. Existem animais que nascem de um jeito e, com o passar do tempo, se transformam totalmente. Alguns ficam até irreconhecíveis e aprendem técnicas capazes de nos fazer duvidar. Um exemplo das surpresas da natureza é a lagarta. Nascem assim, amedrontam as pessoas e, em determinado ponto de sua vida, se fecham em um casulo e ganham asas formidáveis. Saem de lá como borboletas, que enfeitam os campos e encantam diversas pessoas por aí. Outros seres, que chamam a nossa atenção, são os caracóis. Não importa quais sejam, visto que existem vários tipos, são todos muito interessantes.

Os caracóis são moluscos terrestres, que carregam uma concha calcária em suas costas. Eles pertencem à subordem Stylimmatophora, que também inclui as lesmas. Esses são animais com ampla distribuição ambiental e geográfica. Isso quer dizer que podemos encontrá-los em quase todos os lugares em que vamos, inclusive no quintal de nossas casas. Ao se deparar com um desses, muitas pessoas já se questionaram: os caracóis já nascem com as conchas que carregam? Pensando sobre essa dúvida, resolvemos trazer a resposta para essa pergunta. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Os caracóis já nascem com o casco que carregam nas costas?

Essa é uma pergunta que as pessoas sempre fizeram. Os caracóis, como já vimos, carregam uma concha na parte traseira do corpo, no que seriam suas costas. Há diversos mitos a respeito dessa parte. Há quem diga que, do ovo nasce apenas o casco. Após um tempo, os caracóis saem de lá. Como se fossem sendo gerados no interior da concha. No entanto, não é bem assim que as coisas acontecem.

A resposta para isso é sim. Os caracóis nascem com a concha. Embora sejam transparentes e muito macios no começo, eles precisam de muito cálcio, para que essas conchas fiquem duras. A primeira coisa, que um caracol recém nascido faz, é comer o invólucro do seu próprio ovo. Esse é o primeiro passo para conseguir o cálcio necessário para seu corpo e sua proteção. Alguns caracóis também agem como canibais, comendo a própria concha dos irmãos, que ainda não começaram a se alimentar. Nos próximos três meses, essa casca acaba ficando mais espessa e adquirindo uma coloração de um caracol adulto.

Reprodução dos caracóis

Os caracóis são espécies hermafroditas incompletas. Isso quer dizer que eles possuem os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizarem a cópula, ou melhor, a fecundação. Eles formam casais e costumam copular em média 4 vezes por ano. O contato dessa copulação pode durar até 10 horas. A gestação do animal dura em média 16 dias. Na hora de finalmente dar à luz, os parceiros procuram um lugar úmido e cavam com a cabeça de 5 a 10 cm e colocam os ovos. São depositados, por cada um, cerca de 100 a 300 ovos, isso depende da espécie.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Deixe uma resposta