(Foto: Divulgação)

Equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) estão investigando um novo extravasamento de esgoto clandestino, que tinha como destino o Rio São Francisco, na Orla I da cidade. A observação foi feita por técnicos da agência, na última semana. A equipe agora trabalha para desvendar a origem desse esgoto, para assim, autuar os responsáveis.

Paralelo a essa ação, os técnicos que atuam no Projeto ‘Orla Nossa’ estão removendo as plantas aquáticas (baronesas) que se desprenderam da Orla III e estão acumuladas na Orla I. “Nesse momento, estamos promovendo uma manutenção do ‘Orla Nossa’. A proposta é manter a circulação da água para garantir a navegabilidade e uso pessoal. Logo em seguida retomaremos o processo de oxigenação da água. Não podemos esquecer que essa situação é resultado de anos de descaso com o Velho Chico“, afirma o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda.

Desde 2017, as ações do ‘Orla Nossa’ já removeram mais de 3.500 toneladas de sedimentos das águas do Velho Chico, aumentando em mais 500% a oxigenação da água. As baronesas retiradas passarão pelo processo de compostagem, transformando-se em adubo. O projeto é resultado da parceria entre a AMMA, Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Fonte

Deixe uma resposta