Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.524 casos do novo coronavírus (Covid-19) e 4.052 curados. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em virtude da metodologia utilizada, que envolve uma dinâmica investigativa e analítica no sentido de validar a causa básica do óbito e, assim, conferir maior fidedignidade aos dados epidemiológicos divulgados, ocorreu um represamento temporário, elevando artificialmente o número de ocorrências diárias. As 72 mortes registradas neste boletim não representam o quantitativo de óbitos nas últimas 24 horas.

“Mesmo os óbitos que apresentam identificação do vírus em laudo laboratorial e citação de Covid-19 na Declaração de Óbito passam por esse processo de investigação, a fim de minimizar a possibilidade de mascarar a ocorrência de outra causa básica, a exemplo de traumatismo crânio-encefálico (TCE), neoplasia em estágio terminal, dentre outras. O tempo de início dos sintomas e da realização do exame também entram como fatores de análise”, ressaltou a Sesab.

Dos 166.154 casos confirmados desde o início da pandemia, 148.018 já são considerados curados, 14.673 encontram-se ativos e 3.463 tiveram óbito pela Covid-19. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 329.928 casos descartados e 84.582 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta sexta-feira (31).

Na Bahia, 15.137 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.








Fonte: Blog do Carlos Britto

Deixe uma resposta