No Sertão Pernambuco, a população deve redobrar os cuidados em relação à exposição ao sol nos próximos dias. A umidade do ar está atingindo índices muito baixos, o que pode provocar problemas respiratórios. O alerta é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%.

Com temperaturas beirando os 40°C, a situação fica ainda pior. O alerta maior é para as cidades de Petrolina, Serra Talhada, Floresta e Ouricuri, que no último domingo (29) atingiram menos de 20% de umidade. Hoje (31), a maior cidade do Sertão registra 34%, nível ainda abaixo do que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é acima dos 50%.

Alguns dos problemas decorrentes da baixa umidade do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Para evitar transtornos, a dica é usar roupas claras, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h. Também é importante aumentar o consumo de água, além de intensificar o uso do protetor solar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here