Foto: Wanderley Alves

Julio Lossio e seu dilema: Não é só o TCE

Não é só com suas contas de gestão e governo que o ex-prefeito Julio Lossio (PSD) precisa se preocupar. Ao anunciar sua desistência de concorrer pela terceira vez à Prefeitura de Petrolina, e decidindo indicar seu filho como candidato nas eleições de novembro próximo, o ex-prefeito de Petrolina e seus afiliados andaram afirmando que havia uma movimentação na Câmara Municipal para rejeitar suas contas e torná-lo inelegível.

Contudo, os governistas negaram essa informação e disseram que nem teriam tempo hábil do processo transitar e a justiça impedir a candidatura dele. Há comentários de que, na verdade, Julio não descarta a possibilidade de o Tribunal de Justiça torná-lo ‘ficha suja’.

Acontece que, em novembro de 2019, o ex-prefeito tornou-se réu em denúncia-crime apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que considerou irregular a utilização de recursos públicos aplicados no maior evento da cidade, o São João de Petrolina.

Indícios graves de desvio de recursos nos anos de 2012 e 2013 garantiram ao ex-prefeito a condenação em primeira instância. Caso houvesse nova manifestação contrária, a Justiça Federal deixaria Júlio inelegível. Foi o que aconteceu com Lula em 2018, que teve seu registro de candidatura a presidente negado pelo TSE.

Em sua defesa o ex-prefeito chegou a afirmar que nunca cometeu nenhum ato ilícito durante os 8 anos em que esteve à frente da prefeitura da cidade. “Procurei agir com correção e respeito ao bem público”, Disse à época, em sua defesa.

Problemas de saúde

O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada (PE), Carlos Evandro (Avante), poderá deixar a disputa para prefeito nas eleições deste ano devido a problemas de saúde. De acordo com o líder do bloco de oposição na cidade, deputado federal Sebastião Oliveira, os nomes oficiais para a formação oficial da chapa de oposição serão anunciados nesta semana, e negou que o problema de saúde seja uma “desculpa” para uma “saída honrosa” do companheiro.

Foi prorrogado

O toque de recolher em Santa Maria da Boa Vista (PE) foi prorrogado por mais duas semanas, até o dia 7 de setembro. A decisão aconteceu após a prefeitura avaliar os resultados do cumprimento da medida no município. Segundo informações, se mesmo com o novo prazo os índices sanitários apontarem a necessidade de um maior isolamento social, o município adotará o Lockdown.

Volta gradativa

Após decisão do Governo de Pernambuco, Petrolina passa a permitir o funcionamento de bares e restaurantes a partir de hoje (24). A prefeitura emitiu um decreto regulamentando o limite do horário, até as 23h. A justificativa para a nova medida é a diminuição do número de mortes e do índice de mortalidade entre as grandes e médias cidades do Nordeste.

“Enganador” do povo

Pré-candidato a prefeito em Salgueiro (PE), no Sertão Central, o socialista Marcones Libório de Sá (PSB), afirma que o projeto de reeleição do atual prefeito, Clebel Cordeiro (MDB), está pautado “em falsas informações”. “Ele se credenciou como um grande enganador do povo, quando assumiu uma plataforma de campanha totalmente mentirosa, e não podemos ir atrás de uma unidade com quem mente para o povo”, alfinetou.

Fonte: Blog do Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here