Superlotação: Hospital Universitário também é vítima, e não culpado

Todos os dias este Blog e os demais veículos da região recebem notícias, críticas, pautas, opiniões e uma porção de assuntos ligados ao Hospital Universitário (HU) de Petrolina. Na maioria, a população está certíssima. Faltam leitos, agilidade para quem precisa de atendimento e uma melhor estrutura.

Mas o HU está longe de ser o culpado. Muito pelo contrário: é vítima. Tão vítima quantos os profissionais que trabalham ali e não têm as condições de atender com a agilidade e presteza que gostariam. Os pacientes espalhados pelos corredores também violentam a eles e os atrapalham para um melhor atendimento.

A unidade médica já trabalha com cerca de 130% de sua lotação há tempos. Se anuncia que estrangulou, que não pode mais receber, que não tem onde colocar mais gente é porque é verdade. E é verdade também que demorou a anunciar isso. O hospital não aguenta.

Prefeitos de mais de 50 cidades próximas resolvem os seus problemas comprando ambulâncias e enviando as pessoas para o HU, sem nenhum planejamento ou preocupação de que terá vaga para receber seu munícipe. A rede PEBA (Pernambuco-Bahia) também já está estrangulada e faltam alternativas para dividir a demanda.

Passou da hora de autoridade se unirem para resolverem o problema. O reitor da Univasf, o diretor do HU, os prefeitos de Juazeiro e Petrolina, membros do Ministério Público e Judiciário precisam sentar-se juntos urgentemente em uma grande frente de discussão, para que alternativas sejam apontadas e as ações sejam efetivas. Caso contrário, a população vai continuar reclamando, desassistida, os profissionais trabalhando no limite, a gente aqui divulgando e você lendo a mesma coisa. E fica nisso.

Aniversário com política

Os 141 anos do aniversário de Juazeiro (BA) serão comemorados nesta segunda-feira (15), mas a programação começou bem antes. E o anfitrião da festa, prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), é só empolgação. Até o ano que vem ele deverá evitar falar em reeleição, mas vem correndo para presentear os juazeirenses com obras para a cidade. E, claro, se conseguir tirar do papel algumas consideradas prioritárias, o ajudará muito no seu projeto para 2020.

A missão de Domingos

O vereador de Petrolina Domingos de Cristália (PSL) tentará cumprir a mesma missão que seu principal aliado, ex-prefeito Julio Lossio (PSD). Quando comandou a prefeitura, Lossio também foi afastado duas vezes por conta de ações judiciais, mas conseguiu vencer nas duas. E Domingos, será que também conseguirá?

Fonte: Blog do Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here