Este ano, a festa dos comerciários de Petrolina-PE que acontece há 26 anos, será realizada na sede da Associação dos Funcionários da Indústria Coelho (Afinco), localizada na Rua Conselheiro Rosa e Silva, S/N, no bairro Palhinhas, próximo da Mavel.  A festa acontece nesta segunda-feira (16), justamente no Dia do Comerciário, portanto nesse dia todo o comércio estará fechado.

No espaço além se ser servida a tradicional feijoada haverá sorteio de brindes entre os trabalhadores e a apresentação das bandas Batukaê e Fabinho e Cia. Além do caráter festivo, a comemoração tem também um caráter de resistência às tentativas de enfraquecer a representação sindical e retirar direitos do trabalhadores. O evento deverá fazer uma reflexão sobre o papel do trabalhador, comenta a presidente do Sindicato dos Comerciários, Dilma Gomes.

“Nesse momento desafiador onde muitos dos representantes políticos eleitos para defender os interesses dos trabalhadores, pensam apenas em estratégias de se manter no poder, vamos vivenciado o Dia do Comerciário com uma programação que além da festa do dia 16 já incluiu uma palestra com o juiz da 1ª. Vara do Trabalho, André Luiz Machado, no último dia 3 e os jogos do Torneio de Futsal que estão acontecendo no Sesc”, disse a presidente do Sintcope.

O Dia do Comerciário foi estabelecido através da lei municipal no. 537/94, resultado do projeto de iniciativa do sindicato e que foi apresentado na época pela então vereadora, Isabel Cristina (PT), decretando feriado para a categoria na terceira segunda-feira do mês de outubro.

“A celebração deste ano é ainda mais significativa porque enfrentamos dias difíceis. Querem que o trabalhador fique desprotegido sem o sindicato para lhe auxiliar. Então vamos celebrar nossa resistência e comemorar o Dia do Comerciário porque somos uma categoria importante para economia da cidade. Nós fazemos parte da história de Petrolina!”, destaca Dilma Gomes.

 



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here