Conforme a tecnologia evolui, descobrimos que, cada vez mais, se produz muitas coisas de maneira artificial. Isso inclui alimentos e até órgãos. Contudo, sempre ficamos com o pé atrás com esse tipo de tecnologia. Dessa forma, muito se discute sobre qual o futuro da agricultura celular. E em pesquisas mais recentes, buscamos entender como o leite de vaca, feito sem vacas, pode substituir a produção tradicional de leite.

Atualmente, muitos especialistas afirmam que a indústria de laticínios é ambientalmente insustentável. Ou seja, do jeito que produzimos não é possível ser sustentável e não causar danos consideráveis ao meio-ambiente. Para se ter uma ideia, se levarmos em conta apenas a produção de leite, temos 4% de todas as emissões totais de gases de efeito estufa. Ao todo, isso significa cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano.

Esse leite pode substituir a produção tradicional de leite?

Para além do leite, cerca de 37% das emissões globais de metano vem diretamente da produção de gado. Dito isso, vale lembrar do impacto do metano no efeito estufa. Em comparação ao CO2, o metano é 25 vezes mais eficaz na captura de radiação. Além disso, os laticínios também consomem uma grande quantidade de recursos naturais, como a água e o solo. Dessa forma, sabendo desses efeitos nocivos, precisamos considerar alternativas mais viáveis para essa produção de laticínios e do próprio gado.

Com o tempo, essas questões se tornam ainda mais necessárias se imaginarmos que nos próximos anos, teremos outro bilhão de pessoas no planeta. Por isso, se quisermos continuar mantendo alimentos como leite, queijo, creme e manteiga acessíveis ou menos poluentes, algo precisa ser feito. Assim, essa se caracteriza como um dos principais objetivos do TurtleTree Labs, o laboratório que produz o leite de vaca feito sem vacas.

Matérias selecionadas especialmente para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here