Foto: Reuters/arquivo reprodução

Com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre as vacinas contra a Covid-19, CoronaVac e AstraZeneca, prevista para este domingo (17), o ministro da Saúde, Edurado Pazuello, informou que se houver a aprovação, a vacinação iniciará simultaneamente, logo em seguida, em todos os municípios brasileiros. Em Petrolina (PE), o prefeito Miguel Coelho (MDB) disse que “sendo aprovada no domingo, a gente começa a vacinar já na quarta-feira (20). E nós aqui, de Petrolina, já estamos preparados. Tanto com as câmaras frias, com as agulhas, com as seringas e com todos os EPIs”, garantiu.

Confira os grupos prioritários e como vai funcionar a logística em Petrolina 

A primeira etapa vai imunizar os profissionais de saúde, independente de pertencer a rede municipal ou não, todos os idosos acima de 70 anos, e os idosos cima de 60 anos que estão em instituições de longa permanência e tem dificuldade de locomoção ou que estão acamados.

  • Para os profissionais de saúde da rede municipal, as doses de vacina serão entregues na quantidade certa, nominalmente. Já para os profissionais que não são da rede, será enviada uma equipe volante para agendar a data da vacinação em cada instituição;
  • Para os idosos acima de 70 anos, as unidades de saúde vacinarão aos sábados e domingos, para evitar que eles entrem em contato com outros pacientes da unidade. Na zona urbana as unidades abrirão das 07h às 17h, e na zona rural, das 7h às 13h, no horário normal de funcionamento;
  • Para as instituições de longa permanência, a secretaria de Saúde enviará uma equipe volante para realizar a vacinação de idosos que tem dificuldade de locomoção ou que estão acamados.

Nas etapas 2 e 3, que abrangem todos os idosos acima de 60 anos, todas as pessoas que apresentam alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes, doenças crônicas, além de trabalhadores da educação, trabalhadores da segurança municipal, e caminhoneiros. A secretaria deu a seguinte informação:

  • Serão 54 salas de vacinas, 10 salas de apoio e o Centro Covid funcionando de segunda à sexta-feira no horário normal, das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 14h na zona rural, além da Policlínica que vai funcionar em horário estendido até ás 20h, totalizando 66 locais de vacinação;
  • Para os caminhoneiros, será feito um esquema de drive thru em locais de melhor acesso da cidade para imunizar cada motorista;

A quarta etapa, que será com os trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e aéreo, profissionais que trabalham em instituições prisionais, pessoas que estão em situação de rua e detentos, a secretaria de Saúde enviará equipes volantes para fazer o levantamento.

Segundo a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, “o município está equipado e tem capacidade para 200 mil doses. Estamos só aguardando definição do Ministério da Saúde. Nós pedimos à população que se mantenha vigilante, evitando aglomeração, usando máscara, mantendo a lavagem das mãos e o uso do álcool, mesmo depois da vacina. Estamos cada vez mais perto de eliminar a Covid-19”, declarou.

Fonte: Blog do Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here