A Prefeitura de Petrolina vai investir cerca de R$ 250 mil para solucionar um gargalo no trânsito do Centro da cidade. Esse é o objetivo de uma ordem de serviço assinada na noite de ontem (25) pelo prefeito Miguel Coelho, com vistas à pavimentação de vias e reforma no contorno da praça do Monumento da Integração. A intervenção está prevista para iniciar num prazo de 10 dias e vai alterar o fluxo dos veículos em trechos das avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio, Guararapes e Integração.

O projeto de reordenamento do trânsito na Integração prevê quatro ações principais. A primeira delas é a construção de uma alça (rampa) para passagem de veículos ligando a Avenida Guararapes e a via local, na altura da Apollo Som. Nessa nova rota, será feita uma calçada e pavimentado o trecho de ligação com a Travessa Dr. Julio de Melo.

Com isso, os motoristas terão duas opções de acesso ao canal São José (Alto Cheiroso), pela nova rota ou seguindo direto pela Avenida Integração até dobrar à direita.

Na Avenida Ângelo Sampaio, a Prefeitura fará duas mudanças. Na altura do monumento, cerca de 100 metros do canteiro central serão estreitados, no sentido em direção ao shopping, para ampliar a passagem dos veículos. A outra intervenção ocorrerá na praça da Integração com o canteiro central.

O trecho de asfalto que estava interditado com gelos baianos será anexado à praça com a implantação de pedras portuguesas, aumentando assim a área total do espaço de lazer. Em compensação, será feito um pequeno recuo na ponta da praça, no trecho em que os veículos saem da Avenida Ângelo Sampaio para contornar a praça. Esse recuo tem por objetivo ampliar o espaço para o trânsito, permitindo a passagem de dois veículos.

A última intervenção será a pavimentação da via local por trás da Lorena Conveniência. Também será pavimentada uma área em terra batida entre as ruas da Pedreira e Aveloz.

‘Nossa Praça’

Ainda ao longo do anúncio das obras, Miguel formalizou junto com a Paraíba Material de Construção um contrato para preservação da praça e do Monumento da Integração. A empresa ficará responsável pelos cuidados com a área de lazer, como limpeza, pintura, manutenção do piso de pedras portuguesas entre outros serviços. A parceria faz parte do Programa ‘Nossa Praça’, que firma contratos com a iniciativa privada para gerenciar equipamentos públicos, reduzindo os gastos da gestão municipal e promovendo a participação da sociedade na preservação da cidade.

Outros parceiros na revitalização da praça foram a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e as Tintas Coral. Por meio de uma ação conjunta das duas entidades com a Secretaria Municipal da Juventude e Direitos Humanos, 25 reeducandos da Funase e jovens da comunidade passaram por uma capacitação técnica e realizaram a pintura das colunas que formam o Monumento da Integração. Durante a solenidade, os participantes do curso receberam do prefeito certificados. (Fonte:Ascom PMP/foto: Ivaldo Reges)



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here