Foto: Ascom/divulgação

A Paróquia de Curaçá, no norte da Bahia, divulgou a programação da tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus ao Santuário Popular da Gruta de Patamuté. Os festejos começaram na segunda-feira (29) e prosseguem até quinta (1º de novembro), quando a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos.

No dia 1º de novembro, principal data da festa religiosa, os romeiros costumam passar o dia em oração na gruta. Várias missas são realizadas e também padres ficam disponíveis para o sacramento da confissão. Nesse ano, mais uma vez os festejos contarão com a presença do bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis.

A Romaria de Patamuté é uma manifestação religiosa popular que acontece há mais de cem anos na bela gruta situada nas imediações do Distrito de Patamuté, a cerca de 80 Km de Curaçá, reunindo milhares de fiéis de cidades vizinhas e até de outros estados.

O local foi descoberto no final do século XIX pelo padre missionário Pedro Cavalcante Rocha – um pregador de Santas Missões Populares na região. Entre os anos de 1905 e 1914 o padre Manoel Félix, então padre de Curaçá, iniciou a Romaria da Gruta de Patamuté. No ano passado, o espaço natural recebeu o título de Santuário Popular.

Programação

A programação do evento religioso é a seguinte:

31/10 – às 18h, procissão luminosa e missa de acolhida dos Romeiros;

1/11 – às 6h, missa; às 8h, missa com o bispo diocesano; às 10h, missa e bênção do Santíssimo (sempre na gruta).

Fonte

Deixe uma resposta