Custo da criminalidade cresceu 4,5% ao ano desde 1996, aponta estudo

O Brasil esta gastando mais dinheiro para combater o crime,  segundo estudo os custos econômicos com o combate e com as consequências da criminalidade no país subiram de R$ 113 bilhões para R$ 285 bilhões entre 1996 e 2015. Os dados apontam um crescimento médio de cerca de 4,5% ao ano.

O país enfrenta uma grave crise de segurança publica, as taxas de homicídios chegam a 60 mil mortes por ano, vale lembrar que no Brasil apenas 8% deste total tem um desfecho nas investigações, os demais ficam impunes.

Os dados e constatações estão no relatório “Custos Econômicos da Criminalidade no Brasil”, divulgado hoje (11) pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República.

apesar do aumento significativo dos gastos com segurança pública nos últimos 20 anos, “o retorno social de tal aumento foi limitado” e houve crescimento nos índices de homicídios no país, passando de 35 mil para 54 mil.

Esse crescimento, de acordo com o texto, mostra que as políticas públicas para a área de segurança não podem ser baseadas apenas na expansão de recursos. O estudo aponta a necessidade da análise das políticas existentes para possíveis adaptações ou, até mesmo, a descontinuidade quando não observada eficácia.

Com informações da Agencia Brasil


Post Views:
4

Deixe uma resposta