O Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado nesta sexta-feira (1º/12), terá ações em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Na cidade pernambucana, o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) promoverá atividades de enfrentamento à doença, com realização de testes rápidos e rodas de conversa para desmistificar o tabu sobre o HIV.

Nesta sexta-feira, o serviço será voltado especificamente ao combate do HIV/AIDS, com realização de testes rápidos, palestras e distribuição de preservativos, das 8h às 14h. Nos dias normais, o CTA/SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, s/nº, em frente ao Hospital Dom Malan (HDM).

Em Petrolina, de 2015 a outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças. Para a coordenação do CTA, o número pode ser ainda maior, pois há muitas pessoas que não fazem os testes ou o acompanhamento.

Juazeiro

Já em Juazeiro, das 8h às 16h, uma equipe do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) estará realizando testes rápidos para rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) gratuitamente, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. A ação abrirá a programação do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional que visa a intensificar as ações de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Na ocasião serão ofertadas testagens para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos.

Em 2017, 77 novos casos de HIV/AIDS foram notificados em Juazeiro. No município, o acompanhamento desse público é realizado no CIDHA.  No local são realizadas testagens rápidas, notificações de novos casos, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, atendimento psicológico, além da assistência medicamentosa e distribuição de preservativos – entre outros serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here