O mês de setembro, também chamado de “Setembro Amarelo”, é destinado a campanhas de prevenção ao suicídio. Em alusão ao tema, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), realizará “Do Broto ao Fruto: Cuidando da Vida no Ambiente Acadêmico”, evento que tem como objetivo promover a discussão de questões ligadas à saúde e às diversas formas de cuidado em ambientes de ensino. A programação terá início nesta sexta-feira (14), com a Caminhada pela Vida, que sairá às 8h, do Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento, que será realizado até sábado (15), visa também debater o tema da prevenção e posvenção do suicídio. Participarão da iniciativa, cerca de 250 pessoas, vindas de universidades e escolas públicas e privadas do Vale do São Francisco, além de profissionais do Hospital Regional Inácio de Sá da cidade de Salgueiro (PE), Centro de Avaliação e Atendimento Especializado de Jaguarari (BA), Prefeitura Municipal de Ouricuri (PE), Tribunal da Justiça de Pernambuco, entre outros.

Para dar início às atividades, será realizada a Caminhada pela Vida, cujo objetivo é chamar atenção da população em relação à manutenção da saúde nas instituições educativas e da vida como valor maior. A concentração será a partir das 8h em frente à biblioteca do Campus Sede da Univasf. O ato seguirá pelas ruas do Centro de Petrolina, seguindo pela orla, em direção à ponte Presidente Dutra e retornando para o Campus Sede.

A programação contará com palestras, oficinas lúdicas, mesas redondas e atividades culturais. Estas ações têm como intuito montar espaços de autocuidado, contemplando atividades interativas que promovam a saúde. A solenidade de abertura acontecerá no auditório da biblioteca no Campus Sede, às 18h30, e terá palestra sobre o tema “Sofrimento Emocional em Ambiente Universitário” e será ministrada pela pós-doutora em Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Dayse Miranda. Atualmente ela é coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), vinculado ao Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ).

O evento “Do Broto ao Fruto: Cuidando da Vida no Ambiente Acadêmico” é uma ação promovida pelo CEPPSI da Univasf juntamente com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Fonte

Deixe uma resposta