Por: Blog Edenevaldo Alves –


Os diabéticos, menores de 15 anos e maiores de 60 anos, cadastrados na Farmácia Básica em Dormentes, contam agora com mais facilidade na hora de aplicar a insulina. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando gratuitamente canetas de ação ultrarrápida.

As canetas dão aos pacientes, maior comodidade na aplicação, facilidade no transporte, manuseio e ajuste de dosagem. O agricultor José Rodrigues Pereira, morador do Sítio Curitiba, na zona rural de Dormentes, pega o medicamento mensalmente na farmácia básica. Há cerca de dois meses, passou fazer uso da caneta de insulina e gostou da nova opção. “Facilitou muito a aplicação. A gente gira o botão e já sai a quantidade certa do remédio, não tem como errar”, comemora.

A secretária de Saúde, Talita Mirele, explica que as canetas são disponibilizadas através do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem parte do programa de controle e prevenção do diabetes, que no município conta ainda com profissionais especializados no atendimento destes pacientes. “A caneta é disponibilizada gratuitamente para pacientes com diabetes tipo 1, na faixa etária especificada pelo Ministério da Saúde (menores de 15 e maiores de 60 anos) que atendam alguns requisitos, como o uso prévio de insulina regular nos últimos três meses. É uma tecnologia nova que possibilita ao diabético, muito mais conforto e praticidade na hora da autoaplicação”, explica a secretária.














Deixe uma resposta