Foto: divulgação

A prefeita de Dormentes (PE), Josimara Cavalcanti, voltou a cobrar do governo federal o pagamento do Garantia-Safra 2017/18 aos agricultores do município sertanejo. Mesmo a prefeitura estando em dia com todas as obrigações junto ao programa, o benefício ainda não foi liberado.

Segundo Josimara Cavalcanti, o município tem buscado resolver a situação com os órgãos competentes para que o pagamento seja liberado em breve. “A gestão seguiu todas as orientações do programa, realizou todos os pagamentos, mas infelizmente a burocracia é grande. As análises iniciais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) estavam equivocadas e lentas, mas já resolvemos isso. Os dados do IPA, IBGE e Cemaden comprovam as perdas dos nossos agricultores e já estão sendo analisadas em Brasília. Esperamos que o pagamento seja liberado o mais rápido possível, porque o nosso trabalhador rural conta com esse dinheiro e também já pagou a taxa de contrapartida”, explicou.

De acordo com o relatório pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), de janeiro a março de 2018 choveu em Dormentes o equivalente a 236 milímetros, índice que inviabiliza a safra do município. Já o levantamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mostrou que a perda da safra de milho foi de 75,77% e a do feijão de 66,76%.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here