Jorge Khoury recebe título de cidadão soteropolitano. (Foto: Darío G. Neto/ASN Bahia/Divulgação)

Em uma solenidade bastante concorrida, na Câmara Municipal de Salvador, na noite de ontem (9), o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, recebeu o título de cidadão soteropolitano. A condecoração foi proposta pelo vereador Alexandre Aleluia. Emocionado, Jorge Khoury agradeceu a homenagem, recordando sua trajetória política e profissional. Natural de Juazeiro, Khoury falou também de sua relação com a cidade de Salvador, que começou quando ele se mudou para a capital para estudar. “Hoje, já tenho mais tempo vivendo aqui do que na minha terra-natal”, disse.

O atual superintendente do Sebrae Bahia, que se formou em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia, fala com orgulho de suas origens. Khoury foi prefeito de Juazeiro entre 1983 e 1988 e atuou como deputado federal por cinco mandatos. No período em que foi parlamentar, ocupou também a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração e, mais a frente, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sendo o primeiro secretário da pasta recém-criada. Nas duas secretarias, o convite veio do então governador Paulo Souto, que também estava presente na cerimônia.

Na gestão do prefeito ACM Neto, Khoury também levou a sua contribuição, atuando na Secretaria de Educação e no Escritório Salvador Cidade Global. Conforme lembrou o próprio prefeito de Salvador, Khoury teve um papel decisivo também para solucionar o imbróglio do metrô da capital, a partir de um acordo realizado com o Governo do Estado.

Sebrae

À frente da superintendência do Sebrae Bahia desde julho de 2017, Khoury destacou o importante papel da instituição em apoiar as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais do estado e o trabalho integrado  com a diretoria técnica e a diretoria administrativa financeira da instituição. “Nas três diretorias, o entendimento que sempre temos buscado tem possibilitado o avanço contínuo do Sebrae”.

Sem deixar de lado suas origens, mas guardando um carinho especial pela capital que o acolheu, Jorge Khoury recorreu aos versos de Doival Caimmy para justificar sua trajetória entre o sertão e o litoral. “Pescador quando sai, nunca sabe se volta, nem sabe se fica”.

Numa noite especial, lembrou também que foi em Salvador que ele conheceu sua esposa, Sueli, e onde nasceram suas três filhas, Sara, Thaís e Aline, presentes à cerimônia, com exceção de Thaís, que está estudando no exterior. “Fui acolhido por um povo generoso e hospitaleiro. Desde então fiquei encantado com esta cidade viva, plural, e com uma dinâmica própria, que não para de se transformar”, pontuou.

Jorge Khoury recepcionado na Câmara Municipal de Salvador. (Foto: Darío G. Neto/ASN Bahia/Divulgação)

Comprometimento

Autor da proposta que concedeu a homenagem a Jorge Khoury, o vereador Alexandre Aleluia destacou que o título é um reconhecimento por todo o benefício que o atual superintendente do Sebrae trouxe a Salvador. “Trata-se de um homem público comprometido com a verdadeira política e trouxe a sua contribuição para a nossa capital, seja na atuação como deputado em cinco mandatos, seja como secretário de Estado e do município”.

O prefeito ACM Neto afirmou que fez questão de comparecer ao evento, não como gestor de Salvador, mas como amigo. Ele lembrou das diversas contribuições de Khoury, principalmente quando atuou enquanto secretario municipal em sua gestão. “Ele levou esse comprometimento com Salvador também para o Sebrae, onde pudemos firmar diversas parcerias em prol do empreendedorismo em nossa cidade”.

Estiveram presentes também à cerimônia, os diretores técnico e administrativo financeiro do Sebrae Bahia, Franklin Santos e José Cabral, respectivamente, o presidente da Fieb e do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Ricardo Alban, o deputado federal José Carlos Aleluia, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, o juiz federal, Carlos D’ávila, o deputado federal, Benito Gama, além de colaboradores do Sebrae e outras autoridades.

CB

Deixe uma resposta