Apresentação do Plano de Segurança do Carnaval 2019 de Juazeiro. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) anunciou o Plano de Segurança para o Carnaval antecipado de Juazeiro, que começará nesta sexta-feira (15) e prosseguirá até o domingo (17). As ações foram destacadas na manhã de hoje (13) durante um evento realizada num hotel no bairro Santo Antônio. Participaram do encontro o titular do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), Coronel Anselmo Bispo; a delegada titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Lígia Nunes; a coordenadora do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Daniela do Vale; o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, major Tarcísio Ribeiro; o juiz da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, José Carlos Rodrigues do Nascimento; a secretária Municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro; o prefeito Paulo Bomfim, além de organizadores do evento.

Durante os três dias de festa serão empregados 1.992 policias militares das Companhias de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Casa Nova, Curaçá, Campo Formoso, Sobradinho, Capim Grosso, Pelotão da Cavalaria de Feira de Santana, Cipe-Caatinga, Rondesp Norte e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Na sexta serão 614 PMs no circuito; no sábado o efetivo será de 711 homens; e no domingo 667 policiais. O coronel Anselmo Bispo garantiu que o policiamento na cidade não será reduzido e que as guarnições estarão fazendo o patrulhamento de rotina nos bairros e comunidades do interior.

A delegada Lígia Nunes também garantiu que o Plantão do Complexo Policial vai funcionar normalmente nos dias de Carnaval e destacou uma novidade. “A novidade é o Posto Avançado da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), que atenderá as mulheres que porventura forem vítimas de violência durante o carnaval. A unidade funcionará na Casa dos Conselhos, localizada na Praça da Bandeira. Essa será a primeira vez que a Polícia Civil fará essa experiência em Juazeiro“, destacou a delegada.

A coordenadora do DPT explicou que está sendo montada uma estrutura no circuito para a realização de exames de lesões corporais, perícias de constatação de drogas e exames em armas apreendidas no trajeto da festa. Apenas exames de conjunção carnal terão de ser feitos na sede do DPT.

O comandante do Corpo de Bombeiros reforçou a questão da prevenção, especificamente nos trios elétricos e nos camarotes, Quanto ao plantão na sede do 9º Grupamento, ele afirmou que a equipe estará preparada para atender qualquer eventual ocorrência na cidade e em sua área de atuação.

Serviços de Saúde

A Secretaria de Saúde também montou um esquema especial, junto com a Vigilância Sanitária. Segundo a secretária Fabíola Ribeiro, a rede de urgência e emergência de Juazeiro está preparada para os três dias de festa.

O juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento também garantiu que sua equipe estará nas ruas fazendo o trabalho voltado à proteção das crianças e adolescentes. Serão 37 agentes espalhados pelo circuito.

O prefeito Paulo Bomfim mostrou boas expectativas para o Carnaval e disse que também é folião. “Temos certeza que faremos mais um grande carnaval. Estarei na rua como folião. Os índices de violência estão diminuindo ano a ano, pela qualidade e empenho de todas as forças de segurança. Desejo que toda a população venha para a rua com muita alegria. Eu gostaria de dizer aso senhores que fazem a segura que sejamos duros com os problemas, e suave com as pessoas“, falou Paulo Bomfim.

O coronel Anselmo Bispo destacou a união de todos os órgãos de segurança e reforçou que o policiamento terá punho firme contra desordeiros. “Estamos dando um reforço maior no uso da tecnologia e temos aumentando o número de policiais nas ruas, principalmente no entorno do circuito. Nós estamos monitorando por câmeras, através de uma base móvel, todo o circuito. Também teremos uma câmera de identificação térmica. Se o cidadão for com uma arma na cintura, ela mostra que tem algo estranho no corpo da pessoa. Que o folião seja folião, que venha para a rua para brincar. Seremos muito carinhos com as pessoas que estiverem brincando, mas o cajado duro da lei será usado contra aqueles que não estiverem de acordo“, frisou o comandante do CPRN.

Fonte

Deixe uma resposta