Mais uma ação de fiscalização realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e a Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA) resultou na desarticulação de venda de área pública e controle de invasões na cidade. Durante as atividades ainda foram retirados de logradouros públicos animais de médio e grande porte.

A ação aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (25). As equipes vistoriaram obras, realizando o ordenamento da cidade para saber se empresas licenciadas na região estão cumprindo as leis ambientais. Em quase nove meses de notificações em estabelecimentos, interdições, notificações de embargos em obras, autos de infrações e demolições, a Semaurb somou 3.948 ações realizadas em Juazeiro. Esse número supera o de todas as atividades desenvolvidas em 2016, que foi de 3.088 ações.

Durante as atividades para controle de invasão intensificadas na cidade, a ação fiscal aplicou notificação ambiental pela extração de mineral irregular por olarias instaladas à margem do canal no Bairro Monte Castelo. Ao todo já foram controladas 38 invasões na cidade. Entre as áreas acompanhadas estão: Loteamento Mulungu, Malhada da Areia, Pedro Raimundo, Distrito Industrial, Sol Levante, Alto do Cruzeiro, Nova Esperança, Monte Castelo, Barranqueiro II.

Na sexta-feira (22) uma empresa que atua com cimento na região foi notificada pela equipe de fiscalização ambiental por poluição atmosférica. A Semaurb lembra que área pública é destinada para o bem comum da população, a exemplo de construção de escolas, postos de saúde, quadras poliesportivas ou praças. A secretaria alerta às pessoas que buscam investir em um terreno para procurar a documentação do imóvel junto ao cadastro imobiliário do município, e sempre desconfiar dos baixos preços. Área pública não tem usucapião e, quem compra, perde o dinheiro.

Denúncias

A população que busca informação ou deseja realizar uma denúncia ou reclamação pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal (ligação gratuita), ou registrar a demanda na sede da secretaria, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, no Centro da cidade. (foto/divulgação)



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here