A Copa do Mundo Rússia 2018 chega ao fim neste domingo (15) com a partida entre França e Croácia , no Estádio Luzhniki, em Moscou. A previsão é que a cerimônia de encerramento da competição aconteça trinta minutos antes do jogo, às 11h30 (horário de Brasília). O evento terá a participação do músico latino Nicky Jam, que irá apresentar a música tema do Mundial, Live it Up, e também do ator Will Smith e da cantora albanesa Era Istrefi.

França x Croácia: domingo, 15, às 12:00

A Croácia enfrentará a França na final da Copa, em Moscou, depois de derrotar a Inglaterra (2 a 1) na quarta-feira. A equipe francesa classificou-se ontem contra a Bélgica (1 a 0) no estádio de São Petersburgo, depois de um jogo tático em que os Blues pareciam ter tudo sob controle em todos os momentos.

Os croatas, que viraram sobre a Inglaterra por 2 a 1 na prorrogação, surpreenderam no Mundial, mas sem deixar de enfrentar polêmicas. O jogador Nikola Kalinic foi cortado da seleção após o jogo contra a Nigéria, por se negar a atender ao pedido do técnico Zlatko Dalic de entrar em campo aos 40 minutos do segundo tempo. A equipe foi multada pela FIFA por “comportamento antidesportivo” em 15 mil francos suíços (cerca de 58,8 mil reais) por conta de um vídeo publicado nas redes sociais em que o zagueiro Domagoj Vida e o integrante da comissão técnica Ognjen Vukojevic dedicaram a vitória da Croácia sobre a Rússia nas quartas de final para o Dínamo (de Kiev) e para a Ucrânia, país em conflito com os donos da casa.

Bélgica x Inglaterra: sábado, 14, às 11h.

A Bélgica joga por seu melhor resultado em uma Copa do Mundo, após o quarto lugar em 1986. O time dirigido pelo técnico Roberto Martinez volta a enfrentar a Inglaterra. No duelo da fase de grupos, as equipes pouparam seus principais jogadores, como Sterling, Dele Alli, Harry Kane, De Bruyne, Hazard e Lukaku, e os belgas levaram a melhor, vencendo por 1 a 0. Dessa vez, ambas devem contar com força máximo em busca do terceiro lugar.

O Mundial de 2022 será realizada no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro. Será a primeira Copa do Mundo realizada durante o outono no hemisfério norte, já que as elevadas temperaturas de do emirado em julho, em torno dos 50 ºC, impedem que o torneio seja realizado durante o verão boreal. A realização da Copa neste calendário vai obrigar uma reorganização das competições nacionais na Liga Europeia.

Veja o resumo dos jogos de 2018

Semifinais

  • Croácia x Inglaterra: quarta-feira, 11 (15h). Vitória da Croácia. A Croácia virou em cima da Inglaterra por 2 a 1 e se classificou, pela primeira vez na história, para a final da Copa do Mundo Rússia 2018. Trippier abriu o placar, Perisic empatou no segundo tempo e Mandzukic virou na etapa final da prorrogação. Agora, os croatas enfrentam a França na final do Mundial, no próximo domingo.

  • França x Bélgica: terça-feira, 10 (15h). Vitória da França. A França se tornou a primeira finalista do Mundial depois de vencer a Bélgica por 1 a 0, em São Petersburgo, com gol do zagueiro Umtiti.

Quartas de final

  • Uruguai x França: sexta-feira, 6 (11h). Vitória da França. Sem grandes dificuldades, a França venceu o Uruguai por 2 a 0 na sexta-feira em Nizhny Novgorod. O jogo não teve muitos lances perigosos de ambos os lados e ficou marcado pela falha do goleiro Muslera, que permitiu o segundo gol da França.

  • Brasil x Bélgica: sexta-feira, 6 (15h). Vitória da Bélgica. O grupo liderado por Tite foi derrotado por 2 a 1 pela Bélgica, em Kazan. Os belgas jogaram o bastante para vencer o jogo, e contaram com vários erros brasileiros no ataque para avançar. Na semifinal, o time invicto há 23 jogos enfrenta a França.

  • Suécia x Inglaterra: sábado 7 (11h). Vitória da Inglaterra. Uma das grandes surpresa da Copa, a Suécia, que desbancou a favorita Alemanha na fase de grupos, fez um jogo apagado e perdeu por 2×0. Os gols de Maguire e Dele Alli colocam a seleção inglesa entre as quatro melhores do Mundial, 28 anos depois.

  • Rússia x Croácia: sábado, 7 (15h). Vitória da Croácia. A persistência russa levou os anfitriões à decisão por pênaltis de novo, mas desta vez os croatas levaram a melhor. Graças às defesa de Subasic, a equipe croata avançou para pegar a Inglaterra na semifinal.

Oitavas de final

  • França x Argentina: sábado, 30 (11h). Vitória da França. A seleção francesa, que terminou como primeira do grupo C, eliminou a Argentina com uma atuação fulminante de Mbappé. Em jogo de sete gols, o jovem craque francês ofuscou Messi e comandou os franceses rumo às quartas de final.

  • Uruguai x Portugal: sábado, 30 (15h). Vitória do Uruguai. O Uruguai, uma das melhores seleções do torneio, eliminou o Portugal de Cristiano Ronaldo com dois gols de Cavani, classificando-se para as quartas contra a França. Pepe marcou o gol da seleção lusitana no placar de 2 a 1.

  • Espanha x Rússia: domingo, 1 (11h). Vitória da Rússia. Após empate na prorrogação, o goleiro russo Akinfeev pegou duas penalidades e garantiu os donos da casa nas quartas de final da Copa. E a Roja se despede do Mundial após um início de competição dramático, que teve demissão do técnico Lopetegui e a chegada de Fernando Hierro.

  • Croácia x Dinamarca: domingo, 1 (15h). Vitória da Croácia. A seleção croata se classificou para as quartas e eliminou a Dinamarca por 3 a 2 nos pênaltis. O croata Subasic venceu o duelo de goleiros ao pegar mais cobranças que Schmeichel.

  • Bélgica x Japão: segunda-feira, 2 (15h). Vitória da Bélgica. Belgas levaram 2 a 0 no primeiro a tempo, mas viraram o placar e conseguiram vencer por 3 a 2 com um gol de contra-ataque no apagar das luzes. Agora Bélgica enfrenta o Brasil na próxima sexta (6).

  • Suécia x Suíça: terça-feira, 3 (11h). Vitória da Suécia. A organização sueca prevaleceu mais uma vez. Com uma das defesas mais sólidas da Copa, a Suécia travou o ataque suíço e contou com a sorte para vencer o bom goleiro Sommer e avançar para as quartas de final do torneio.

  • Colômbia x Inglaterra: terça-feira, 3 (15h). Vitória da Inglaterra. Mina marcou, mas não evitou a derrota da Colômbia para a Inglaterra, do artilheiro Kane, nos pênaltis. Ingleses agora enfrentam a Suécia pelas quartas de final.

E.P.

Deixe uma resposta