A primeira reunião da Frente em Defesa da Universidade Pública acontece nesta quinta-feira, às 16h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). O evento marcará as atividades do Movimento Nacional Conhecimento sem Cortes este ano. A ideia é promover seminários e pesquisas sobre a importância das universidades públicas. “Vamos promover mobilizações conjuntas com a participação dos estudantes e fazer pressão política institucional sobre os parlamentares em defesa das instituições e do serviço público”, assegurou o vice-presidente da Adufepe, José Edeson de Melo Siqueira.

Lançada em 19 de dezembro, a Frente é composta pela Adufepe, União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-PE), União Nacional dos Estudantes (UNE), Seção Sindical Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), Sindicato dos Professores de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Universidade de Pernambuco, Associação Nacional dos Estudantes de Pós-Graduação, deputada estadual Teresa Leitão (PT) e deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que irá articular um seminário na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados da qual é membro titular.

O presidente da ADUFEPE, Augusto Barreto, destaca a importância da educação superior gratuita. “As instituições de ensino superior são patrimônios da sociedade, construídas com esforços coletivos ao longo de anos e historicamente financiadas pelo poder público. Não podemos assistir ao desmantelamento de nossas instituições em silêncio e de braços cruzados”, enfatizou.








[EA]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here