Foto: Ascom PMJ/divulgação

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde e vereadores de Juazeiro (BA) visitaram o Hospital de Campanha do município para verificar o trabalho de reformulação que a prefeitura vem realizando na unidade e tirar dúvidas com a equipe gestora. “O Conselho verificou in loco as mudanças que estão sendo realizadas no hospital  e constatou que vai trazer conforto para a população. Nós questionamos sobre os pacientes atendidos ali e a diretora geral da UPA, Tatiana de Oliveira Benevides, nos informou que havia três internados quando a mudança começou e que hoje tem sete pacientes que estão na UPA. Ela garantiu que até sexta (26) estaria tudo pronto e que o hospital ficaria exclusivamente para a Covid-19, e a UPA voltará a atender somente urgência“, explicou o presidente do Conselho, Robson Vieira, que estava acompanhado da 2ª secretária da entidade, Bernadete Albuquerque.

Sobre as informações das mudanças feitas no hospital, o Conselho aguarda relatório da Secretaria de Saúde (Sesau) para apresentar aos conselheiros.

Na mesma ocasião, a comissão de vereadores da Casa Aprígio Duarte Filho também verificou todas as adequações feitas pela Prefeitura na unidade, como explica a diretora geral da UPA e do Hospital de Campanha. “Em momento algum o hospital foi fechado. Os pacientes foram relocados para a UPA e toda a equipe técnica está atendendo. Hoje estão em tratamento da Covid-19 sete pacientes”, esclareceu Tatiana de Oliveira Benevides, em alusão às críticas do vereador oposicionista Alex Tanuri, o qual gravou um vídeo para suas redes sociais mostrando um suposto fechamento da unidade.

O hospital de campanha está bem melhor, porque antes aqui era só um vão. A gente fica feliz porque tem uma Sala Vermelha e inclusive o atendimento da Promatre vai voltar pra UPA. Tem que economizar e é isso que a prefeita Suzana está fazendo. Esse dinheiro vai ser usado para outras melhorias”, declarou a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, vereadora Neguinha da Santa Casa.

O presidente da Câmara Municipal, Berg da Carnaíba também explanou sobre a visita e falou do papel fiscalizador da Casa Legislativa. “Nosso papel é fiscalizar. O nosso dever é estar levando à população o que realmente está acontecendo na nossa cidade e foi isso que viemos fazer“, finalizou o presidente.

Críticas

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro lamentou a atitude de Alex Tanuri. “Lamentamos que as melhorias no equipamento público, tão necessárias como separação entre os leitos, para evitar contaminação entre as pessoas durante a avaliação médica, implantação da Sala Vermelha criada para o atendimento a pacientes mais graves, equipada com mais respiradores e a recepção para acolhimento, sejam menos importantes do que uma cena política, por parte de um legislador, que apresenta apenas distorções de um grande benefício à comunidade juazeirense”, destacou a nota.

Fonte: Blog do Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here