O povo Pankará em Itacuruba (PE), no Sertao de Itaparica, começa a se organizar para receber as obras que irão garantir o acesso à água na Aldeia Serrote dos Campos, após assinatura da ordem de serviço para a execução do projeto. Para isso, durante o último final de semana foi realizada reunião com o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Julianeli Lima, e equipe técnica da Construtora Cassi, responsável pela obra.

O projeto custeado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), terá a captação de água do SAA feito a partir da barragem de Itaparica. Os serviços de implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da aldeia vai beneficiar diretamente 408 índios que atualmente são abastecidos por meio de caros-pipa. A obra será composta pela implantação de uma adutora, bombeamento, estação de tratamento, reservatório e rede de água.

Durante a reunião, as lideranças tribais além de apresentarem como serão viabilizadas as instalações da adutora, sob a orientação do corpo técnico de engenharia, também expuseram as demandas e preocupações da tribo com a sustentabilidade do sistema após a conclusão dos trabalhos, previsto para seis meses. Além disso, foi definida a representatividade indígena que irá acompanhar as obras. Participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Tribo Pankará

A comunidade, Aldeia Serrote dos Campos, situada há 3km da cidade de Itacuruba, ocupa o território atual desde 2005, quando reconquistaram o direito de morar preservando suas raízes, cultura e tradições indígenas. Em 1988, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deslocou a sede do município de Itacuruba para a posição atual. O local de origem, onde o povo indígena também vivia, foi inundado pela barragem de Itaparica. A nova área do município fica a 12 quilômetros da rodovia mais próxima e a quatro quilômetros do Rio São Francisco. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here