Jarbas Vasconcelos afirmou que apoiará Geraldo Alckmin pra a presidência da República em 2018, inclusive se a posição do PMDB for contrária. Vasconcelos recebeu o governador de São Paulo em casa neste domingo (19) e atestou a postura, mesmo “que seja como dissidente”. Participaram do encontro o presidente do PMDB em Pernambuco e governador em exercício, Raul Henry. A pauta do encontro, além de alianças, tratou de problemas econômicos do Nordeste, com enfrentamento à seca e entraves de infraestrutura.

“Conversamos sobre o quadro político, os problemas em comum, como a água. Pernambuco e São Paulo enfrentam seca e a questão da Transposição do Rio São Francisco é um projeto que nós apoiamos, que é importante para tratar a seca, mas precisa de um programa paralelo de revitalização do rio e da região, com plantações de matas e limpeza. São duas tarefas simultâneas”, pontuou Alckmin, citando a participação do estado de São Paulo na obra da Transposição.

“Cedemos as bombas da Sabesp para dar mais celeridade à chegada das águas no Eixo Leste e agora serão levadas para o Eixo Norte. É isso que tem que acontecer. A gestão da água como recurso escasso é essencial para minimizar a falta”, complementou o governador de São Paulo.

Sobre o cenário político, Alckmin avaliou que a fragmentação atual precisa de um tempo, para que as alianças e as posições sejam decididas. “Cada partido vai definindo com o tempo. Dia 9 de dezembro é a nossa convenção e cada um vai tomando posição. Tem um quadro regional, estadual, que é importante, e um quadro nacional. Tudo vai sendo firmado”, destacou.

Jarbas acrescentou que discutir Pernambuco é debater o Nordeste. “Da Bahia ao Sertão, os problemas partem da água. É fundamentalmente a atenção que precisamos. Tanto para consumo como para produção, a água é necessidade do Agreste, do Sertão, da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife. São Paulo foi atingido duramente pela seca, pela primeira vez. E é algo que a gente convive e enfrenta desde sempre. A gente tem métodos de conviver, que é economizando, fazendo reservatórios e gerindo o que tem”, ressaltou Jarbas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here