Juíza decreta prisão do ex-governador do AM e da primeira-dama

Deu no G1

A Justiça Federal converteu a prisão temporária do ex-governador José Melo (PROS) em preventiva e decretou a prisão da ex-primeira-dama Edilene Gomes Oliveira. Cassado por compra de votos na eleição de 2014, Melo foi preso durante a terceira fase da Operação Maus Caminhos, que apura desvios de verba e fraudes na área da Saúde. Melo cumpria prisão temporária de cinco dias, que expirava nesta quinta-feira, dia 4. Com a decisão, ele permanecerá detido por tempo indeterminado.

A participação do ex-governador, da esposa e de ex-secretários no desvio de verbas da Saúde foi identificada por meio de conversas telefônicas interceptadas entre o irmão de José Melo, Evandro Melo, e Mouhamad Moustafa, médico apontado como chefe do esquema. O caso foi apontado na Operação Maus Caminhos, em 2016. De acordo com a decisão da Justiça Federal, assinada pela juíza Jaiza Fraxe na noite desta quarta-feira, dia 3, José Melo e a esposa serão encaminhados a uma unidade de detenção provisória em Manaus.

Ainda na manhã desta quinta-feira, Edilene foi conduzida à sede da Polícia Federal, na Zona Centro-Oeste da capital, onde o ex-governador já estava detido. A defesa pretende ingressar com pedido de Habeas Corpus no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região em Brasília. “Vamos trabalhar com isso a partir do momento que tivermos acesso a completude dos autos do processo”, disse José Carlos Cavalcanti. Durante a terceira fase da Operação, chamada de Custo Político e realizada dia 21 de dezembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) esteve em um salão de beleza de Edilene Oliveira, no bairro Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus.

MOVIMENTAÇÕES ATÍPICAS – A PF diz que há movimentações financeiras atípicas nas empresas de Edilene. A ex-primeira-dama chegou a ser conduzida para prestar depoimento, mas foi liberada em seguida. No mesmo dia, José Melo foi preso em seu sítio localizado em Rio Preto da Eva, Região Metropolitana de Manaus. No local, a Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 90 mil.


Post Views:
239

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here