Entre as vantagens da simulação estão o aprendizado mais ético e seguro, sem risco de danos ao paciente. (Foto: Divulgação)

Para melhorar o atendimento Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, a unidade passou a contar com um Laboratório de Simulação, que recria situações da unidade materno-infantil para treinar profissionais.

A conquista foi possível através de recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência).

“Na Sala de Simulação, os profissionais podem recriar as situações e desafios vividos no dia a dia de uma unidade hospitalar. Dessa maneira, os treinamentos são os mais próximos possíveis da realidade e permitem ao profissional praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, de forma segura e eficiente. Então, esse é um ganho sem precedentes”, considera a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães.

Além dos manequins, a sala dispõe de modelos anatômicos e equipamentos para reprodução de procedimentos como exames ginecológicos, práticas de ressuscitação cardiorrespiratória, intubação traqueal e administração de medicamentos.

 Entre as vantagens da simulação estão o aprendizado mais ético e seguro, sem risco de danos ao paciente, e a possibilidade de repetições de procedimentos para esclarecer dúvidas. A proposta é acrescentar ferramentas ao ensino tradicional, sem a pretensão de descartar os ganhos obtidos nos contatos interpessoais, não-simuláveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here