Ex-Ministro Ciro Gomes Se Complica Com Delação Na Lava Jato Que O Cita Como Principal Beneficiário De Propina Milionária Para Favorecer Empreiteira Na Obra De Transposição Do Rio São Francisco.
A situação do ex-ministro Ciro Gomes parece que poderá se complicar nos próximos dias. À medida que a Lava Jato avança nas investigações, os seus envolvidos, cada vez mais, parecem colaborar para elucidar os esquemas cada vez mais complexos de corrupção e mais gente deverá ter o nome citado nesta verdadeiro ‘mar de lama’.
Léo Pinheiro já disse que pagou R$ 5 milhões a Ciro Gomes para ficar com obra do São Francisco |
Desta vez, foi a vez de Léo Pinheiro, preso pela operação de Curitiba além de amigo pessoal de Lula e acusado de repassar para o ex-presidente o tão falado triplex do Guarujá. O empreiteiro e ex-diretor da OAS deverá formalizar, nos próximos dias, a sua declaração em que envolve mais um dos famosos apoiadores tanto de Lula quanto de Dilma.
O delator já disse que pagou propina a Ciro Gomes para ganhar a obra no rio São Francisco. Ele refere-se ao período em que mesmo era ministro da Integração Nacional, no governo Lula. Segundo o empresário, o valor repassado foi de R$ 5 milhões e que teria sido entregue a um dos homens de confiança de Ciro, Lúcio Gomes, que ocupava o cargo de Secretário das Cidades no atual governo de Camilo Santana (PT-CE), atual governador do estado do Ceará. O valor repassado teria sido combinado para que o ministro facilitasse a empresa OAS a ‘ pegar’ a obra de transposição das águas do Rio São Francisco.
Lúcio Gomes (centro), ‘testa de ferro’ de Ciro Gomes e homem do esquema dos Ferreira Gomes |
As declarações ainda não homologadas pelo investigado ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, mesmo não oficializadas ainda, já foram suficientes para gerar uma crise entre o governador do Ceará e o grupo político liderado por Ciro e seu irmão, o ex-governador Cid Gomes.
Governador Camilo Santana: Possível crise com os Ferreira Gomes |
Camilo Santana, cujos padrinhos políticos eram Ciro e Cid mandou demitir imediatamente Lúcio Gomes, homem do esquema dos Ferreira Gomes e isto desagradou aos mesmos. Tal atitude poderá representar um rompimento definitivo entre ambos e também poderá significar o fim da intenções de Ciro Gomes de se candidatar para a presidência em 2018. Resta aguardarmos o correr dos fatos e seus desdobramentos.