Império Inca foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. E até hoje, essa civilização antiga revela mistérios para nós.

O leito do lago Titicaca, que é o maior lago de água doce da América do Sul, está virando um museu de oferendas antigas. O lago fica entre a Bolívia e o Peru. E era sagrado para os incas. Ele está cheio de sacrifícios submersos que datam de séculos atrás.

Depois de anos de busca, os arqueólogos conseguiram recuperar a primeira oferta subaquática que ainda não tinha sido danificada ou saqueada. O que eles acharam foi uma caixa de rocha vulcânica submersa datada de aproximadamente 500 anos atrás.

Descoberta

Os arqueólogos abriram a caixa na frente de líderes indígenas locais. E a equipe viu dentro da caixa uma lhama antiga, que foi esculpida na concha de um molusco chamado espondilo do Equador, e uma folha de ouro enrolada, que era considerada parte de uma pulseira.

E se os relatos históricos espanhóis estiverem certos, a caixa pode até ter o sangue de crianças ou animais. Mas nenhum resíduo humano foi encontrado no lago até o momento.

“O mundo subaquático interior permanece praticamente inexplorado e oferece excelentes oportunidades para entender as sociedades pré-históricas. A herança subaquática do lago Titicaca ainda tem muitas surpresas para revelar”, disse o arqueólogo marítimo Christophe Delaere,  da Université libre de Bruxelles, na Bélgica.

Já fazem anos que os cientistas catalogam os sacrifícios submersos que são achados no lago Titicaca. Eles já descobriram em algumas áreas ossos de animais, medalhões de ouro, queimadores de incenso, ornamentos. E outras lhamas e caixas de pedra. Mas a nova descoberta estava em uma parta completamente diferente do lago. Que não era conhecida como  sagrada para os incas.

Incas

Matérias selecionadas especialmente para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here